sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cracóvia no centro do mundo!

Sábado passado um desastre aéreo abalou a Polônia. O presidente da Polônia e mais 96 pessoas morrem em queda de avião na Rússia. Havia 97 pessoas a bordo, segundo as autoridades russas, e ninguém sobreviveu. Também estavam a bordo o comandante do Exército, general Franciszek Gagor, o presidente do Banco Nacional, Slawomir Skrzypek, e o vice-chanceler Andrzej Kremer, segundo a chancelaria. A primeira-dama, Maria, também morreu. O Presidente Kaczynski se dirigia à localidade russa de Katyn, para prestar homenagem aos milhares de oficiais poloneses executados em 1940 pelos serviços secretos soviéticos.

Aqui na Polônia a notícia foi um choque para a população. No sábado só se falava disso (mesmo sem entender polonês dava para perceber hehehe). Foi decretado luto de uma semana no país desde o sábado do acidente e por de anda essa semana é psosível ver bandeiras com fitas pretas simbolizando o luto da nação (casas, prédios, empresas, onibus, trems, taxis, etc). (crédios das fotos para o Vini!)
Bandeira na entrada de nosso prédio.

Trem elétrico também prestando seu luto.



Velas acesas em frente ao palácio presidencial, Varsóvia


No domingo após o acidente, todo o comércio estava fechado, bares, clubs, mercados, shopping, etc. O negócio foi juntar a galera por casa e assistir um filme lá em casa. Eventos que ocorreriam no final de semana e durante a semana foram cancelados ou remarcados, sábado a noite fomos assistir Real Madrid x Barcelona em um Pub especializado em transmissão de jogos, muito legal o lugar, estava lotado! Os poloneses são muito fãs de futebol, mas como não têm um bom campeonato nacional, acompanham direto o campeonato espanhol, sendo a maioria fã do Barcelona. Então para nossa surpresa o jogo começou e não haviam narração. Em respeito ao acidente e ao luto o jogo que estava sendo trasmitido por um canal polones só passava as imagens do jogo ao vivo e os sons do estádio, sem narração. O Krystian, polones que trabalha comigo na Shell estava la com a gente e falou que o presidente falecido era fã de futebol também e estava confirmado para ir ver esse jogo, mas durante a semana teve que mudar os planos em razão da viagem para a Rússia. Antes da partida os jogadores fizeram um minuto de silencio e todo o lugar ficou um silencio só... Além disso os jogadores jogaram com uma fita preta no braço em luto.

Até aí estava me sentindo mais como expectador dos acontecimentos, mesmo afetando todo o país o impacto mesmo foi sentido mais pela população polonesa. Mas então essa semana descobrimos que o funeral do presidente vai ser aqui em Krakow. haverá uma cerimônia nacional no sábado e o sepultamento do casal presidencial no domingo. Foi um alvoroço só! O Sepultamento vai ocorrer no castelo Wawel onde estão enterrados os reis da Polônia e heróis do país, fotos do castelo AQUI. Calcula-se que mais de 500 mil pessoas virão para a cidade prestar suas homenagens entre eles um pessoal VIP de peso:

- Barack Obama, presidente dos EUA; Presidente da Rússia Dmitry Medvedev, Nicolas Sarkozy da França, Angela Merkel chanceler alemã, Presidente da União Européia Herman Van Rompuy entre outros líderes mundiais. Estão na lista também o Principe Charles e o Cardeal Anglo Sodano enviado para representar o Vaticano.

Agora imagina o caos que vai tá essa cidade. O esquema de segurança provavelmente vai ser uma locura, muitas ruas fechadas, congestionamento, multidão de pessoas, etc etc. A Cracóvia vai estar no centro do mundo nesse momento e estamos aqui para presenciar esse momento triste do país e ao mesmo tempo tão movimentado.


--------------------------------------------------


Mas a vida continua, e com isso as gauchadas também seguem! Como havia falado no último post eu fiquei de colocar aqui no blog mais coisas sobre nossa viagem à Roma. Então segue abaixo:


Continuando a série viajando barato pela europa, ou trocando por miúdos: Quem tem zloty vai a Roma... viajando low cost, é claro hehehe.


Como havia comentado nosso guia turistico era o livro do Pedrão, Guia de viagens pela Europa. Aqui é possível conferir um momento de sabedoria, de cultura em nossa viagem explorando um pouco do Vaticano pelo grande conteúdo do nosso guia. Notem a possibilidade de interatividade que o guia permite durante a viagem! É muito melhor!

-----------------------------

Na Fontana de Trevi: Ir a Roma o cara tem que jogar uma moedinha na Fontana de Trevi e fazer um pedido, é claro! Então ae estamos nós cada um com sua moedinha para fazer o pedido. Mas o negócio funciona mesmo. Joguei minha moeda e pedi dinheiro, se cuidar bem no vídeo, após jogar minha moeda uma outra logo cai nos meus pés! Realmente a fonte funciona mesmo, não há duvidas hehehehe. Ou se não foi pelo meu pedido, pode ter sido algum turista que jogou pra gente uma moedinha pelo nosso estilo 3 porquinhos em frente a Fontana de Trevi, muito estilo, merece uma moedinha mesmo pelo show de sensualidade :D


-----------------


Mini Hang Loose pelo mundo: Como prática constante de nossas viagens existe agora o "Mini Hang Loose pela Europa" todo lugar visitado temos que marcar com uma foto ou vídeo do tal Mini Hang Loose. Então em Roma e no Vaticano não poderia ser diferente, várias aparições por lugares famosos!


Mini Hang Loose na Capela Sistina


Nossos amigos italianos Lela e Marco mostrando também que apreneram a técnica

Mini Hang Loose na versão Imperado Romano

Em breve mais atualizações. Próximo destino de viagem: Áustria - Viena no próximo final de semana. Mas antes dessa viagem atualizo aqui com mais informações da vida aqui na Cracóvia! Abraços.

3 comentários:

  1. tbm quero essa vida HEAUHEAUEA

    me leeeva pra polonia!

    vcs tudo tem retardo :PP

    BEIJOSSSS (L)

    ResponderExcluir
  2. O que eu mais gostei foi "os tres porquinhos!" hahahahah bjs

    ResponderExcluir
  3. Mas ah tu encontra churrascaria na europa y eu nem uma carne decente por enquanto aki no ecuador...hehehehe

    bjaum e tdbom queridaum!!!

    oh naum eskece tenho blog tb: http://fefetter.blogspot.com

    ResponderExcluir