quarta-feira, 28 de abril de 2010

Gauchadas em Viena - Áustria!

Bom vou começar ess post com o título um pouco repetitivo ao do blog, mas é que dessa vez a viagem que fiz foi praticamente só entre gaúchos! Sim, eu e o Vini de Porto Alegre (que divide apartamento comigo) fomos para Viena nesse final de semana que passou e juntos foram mais o Guto e o Gui (ambos de Porto Alegre, fazendo intercâmbio pela AIESEC em Budapeste, Hungria e Praga, Rep. Tcheca). Junto ao grupo estavam mais duas brasileiras (uma que mora com o Gui em Praga e a outra estudando na França em Nantes) e também 2 romenos e um outro gringo que não lembro de onde era, heheheh.



Então eu e o Vini fomos viajar dessa vez de busão de Krakow para Viena, viagem durante a madrugada e to lá eu quase durmindo no ônibus, liga a TV do negócio. Baaah, blza vai começar a passar um filmezinho para ir vendo no caminho. Felicidade de pobre dura pouco, o filme era dublado em polonês. Ae além de tentar durmir no ônibus tinha que aguentar Avatar dublado em polaco. Mas não é apenas a questão da lingua que encomodava. A dublagem de filmes é uma arte na Polônia (sim, to sendo irônico). Eles se superam nessa arte: Mesmo com a dublagem em polones ainda fica no fundo a voz em inglês do personagem, até parece que ta assistindo aqueles documentários no Discovery Channel ou os "Vídeos incríveis". Até aí ok, mas a grande sacada mesmo (do orçamento da dublagem só se for) é uma pessoa só dublando todo mundo no filme! Sim, parece até um documentário aquilo, o dublador polaco faz voz de homem, mulher, criança, enfim, todos os tipos. E ainda se não bastasse independente da cena (suspense, romance, emoção, grito, panico, etc) o dublador mantém o mesmo tom de voz durante todos os diálogos 9ou melhor, monólogos), aueauehuheau. Realmente uma arte!

Mas voltando a viagem, chegamos em Viena pelas 5hrs da manhã de sábado e rumamos para o tal de Hostel onde iriamos ficar e encontrar o resto do pessoal para começar a conhecer a cidade. E como de costume não pretendo ficar contando aqui sobre cada lugar que visitei, para ver os lugares que visitei aqui está o link do meu álbum de fotos da viagem a VIENA.
CLIQUE AQUI!


Algumas informações gerais sobre a cidade e constatações durante a viagem:
A cidade tem mais de 1,5 milhões de habitantes, segundo algumas fontes especializadas Viena é uma das melhores cidades do mundo para se viver bem como Zurique, Genebra, Vancouver e Auckland. É uma cidade muito cheia de opções culturais, e sendo um importante centro de música erudita onde viveram importantes músicos, dentre os mais conhecidos Mozart. Me chamou muito atenção a qualidade de vida das pessoas na cidade, a quantidade de opções de parques e lugares verdes onde sempre têm muitas pessoas praticando esportes, lendo pelos parques ou simplesmente aproveitando para dar uma volta pelos lugares, além disso a quantidade de ciclovias por toda a cidade.


Vendendo com classe:
Fazendo um gancho com a parte da cultura e música, é interessante de notar as diferenças. Enquanto que no Brasil em uma cidade enquanto tu caminha te oferecem CD pirata, bugiganga daqui e dali pra comprar, em Viena o negócio é diferente! Lá o cara ta pelo centro e os caras vendem Ópera! É outro nível de vendedor de rua. Tu pode escolher até em que lingua que tu quer que um vendedor te mostre as opções do "produto". Mas independente do lugar e produto, vendedor é tudo igual em qualquer parte do mundo, sempre querendo empurrar alguma coisa pro cara comprar. Ae vê daqui, dali, pq o orçamento tava meio curto depois de viajar à Roma na Páscoa.... blza vamo ir numa tal de ópera dessas! Afinal, ir em Viena e não ouvir Mozart, Strauss e uns ver un balés clássicos, é como se não tivesse ido! Compramos os ingressos e no sábado a noite tava a gente lá, muito legal o lugar, a musica realmente muito boa! Segundo nos falaram no local onde fomos foi um dos primeiros lugares que Mozart tocou em público.

Vendedores de Ópera!



A cidade respira tanto música clássica que num metro tem um banheiro chamado "Opera Toilet". O cara paga uns centavos de euro para entrar e pode aproveitar para dar aquela mijada ouvindo uma ópera, mas é ouuutro nível! Só em Viena mesmo!




Gaúcho de Passo Fundo em Viena:
Sábado de noite em Viena, depois que eu o Guto e o Vini jantamos, fomos dar uma explorada pelo
pelas ruas do centro da cidade. Anda daqui, vira a direita e a esquerda ali, olhamos o letreiro "Churrascaria". Ahhh ta brincado, só que faltava! Encontramos uma churrascaria em Viena e depois de já termos jantado, sacanagem. O negócio era "tudo que você puder comer!" por "apenas" 28,00 euros! Ainda bem que eu já tinha jantado senão a brincadeira ia sair cara. Entramos na tal churrascaria, vamos ver se o negócio é bom mesmo e se tem algum gaúcho tocando o lugar senão não dá! Comecei a perguntar para a atendente em inglês se o dono era brasileiro e eis que da cozinha pula um gringão, seu Carlos, um senhor de uns 50, 55 anos de idade diretamente de Passo Fundo para Viena! "Má que beleeeza!" E nisso já salta também o churrasqueiro, que no caso era de Santa Catarina e pelo jeito a mulher dele, também de Santa Catarina. Ae pedi para ver a churrasqueira e a carne. Tava feio o negócio, já era final do dia, churrasco já tava passado, seu Carlos muito orgulhoso do seu churrasco nem queria que tirassemos fotos, mas ae vai as fotos:D É interessante de ver quanto brasileiro têm espalhado por esse mundo, quantas histórias diferentes. Assim como eu que to morando na Polônia, e querendo sempre viajar e fazer umas gauchadas pela Europa, o seu Carlos da churrascaria de Viena também! Como diz ele: "Pégo meu auto no próximo final de semana e me vou passear na Romenia!!!"



Barzinhos na Europa: Tchê por essas bandas nada como sair a noite e aproveitar esses barzinhos típicos que têm por aqui. Como em Krakow na praça central em Viena não é diferente, é só começar a aparecer o calorzinho que eles já enchem as calçadas de mesas, cadeiras cheio de estilo! E o pessoal de noite enche os lugares pra tomar uma cervejinha e comer alguma coisa.



Qualidade de vida em Viena: Visitando a cidade não tem como não pensar: Nossa essa cidade é pro cara morar! São vários e vários parques, lugares verdes e o pessoal cuida mesmo e chama a atenção quanto cuidado são estes lugares. Por onde tu anda tem sempre gente fazendo uma caminhada, praticando um esporte, atirado na grama conversando, lendo ou simplesmente durmindo. Pesssoal sentado pelos parques e praças só curtindo o lugar, andando pelas centenas de Kms de ciclovias que a cidade tem, etc.
E tu vê que o povo chegou a um nível tão elevado de educação quando vai no metrô e simplesmente não tem catraca o lugar onde se valida o ticket e o transporte público dificilmente atraza. Se quiser passar passa por onde valida o ticket e pega o metrô! Até porque dos 2 dias que ficamos lá não vimos nenhuma fiscalização nos metrôs nem nada.

Foi passear com seu cachooro e esqueceu do saquinho para recolher a sujeira do seu amigo, sem problemas!

Momento mãe e filho no parque!

Pra quê catraca no metrô?


Mas claaaro que nem todo mundo gosta de ser igual aos outros e sempre temos as figuras estranhas fazendo alguma indiada por estes lugares. Afinal estamos no primeiro mundo, pessoal cabeça aberta, sempre pensando em coisas novas, pra frente!!! Entre uma caminhada e outra pela cidade encontrei o filho doArnold Schwarzenegger! Sim, para quem não sabe o Exterminador do Futuro, também conhecido como Governador do Estado da Califórnia/EUA é austríaco. Tava lá eu chegando a mais um ponto turísico quando me deparo com essa figura bizarra do vídeo, provavelmente praticando sua arte marcial matinal! Seu pai, o exterminador do futuro certamente ficaria muito desapontado com essa habilidade toda (ou a falta dela)...



Mas é claro que outros optam por algo mais calmo, aproveitar a paisagem ou simplesmente se incorporar a ela. Essa senhora abaixo resolveu ficar imóvel junto a uma árvore, olhando para o nada durante um bom tempo. ahuehauehauehau. Não podia perder a oportunidade de tirara uma foto dela. Não sei o que ela estava fazendo, mas parecia uma estátua, imóvel encostada na árvore! Cada um aproveita seu domingo de sol em Viena como preferir né?!

Esperando seu Guilherme Tell na arvore! Só faltou a maçã na cabeça!

Mas acho que era isso, realmente valeu muito a pena ter conhecido esta cidade, valeu a parceria da viagem com o pessoal, muitas risadas, lugares que conhecemos e bora para as próximas gauchadas pela Europa!!



2 comentários:

  1. HAHAHAHAHA, o vídeo e a véia Guilherme Tell vão entrar pra História!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha "soh faltou a maca na cabeca!!"

    hilario o video do samurai la.

    mto boa a trip mesmo!

    ResponderExcluir