segunda-feira, 24 de maio de 2010

Habemus Papam, em Wadowice!

"O Habemus Papam (em português: "Temos Papa") é o texto lido pelo cardeal protodiácono e decano (isto é, o mais velho entre os cardeais da ordem dos diáconos) para anunciar a eleição de um novo Papa. O texto anuncia ao povo católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição." (fonte: Wikipédia)

Pois então, mais um final de semana seguido em Krakow, sem viajar, tinha que fazer alguma coisa no domingo para não passar em branco. Como uma parte da galera foi viajar para a Bélgica no final de semana, eu e o Pedrão resolvemos ir conhecer alguma cidade por perto, passar o domingo pelo menos viajando sem ficar em casa. Fomos então conhecer uma cidadezinha a uns 40 Kms de Krakow, chamada Wadowice, a cidade onde o Papa João Paulo II nasceu e viveu por vários anos nesta cidade, antes de se mudar para Krakow e fazer boa parte de sua trajetória religiosa aqui.

Eu não sabia que ele foi o primeiro Papa não italiano da história, sendo um grande motivo orgulho e admiração pelo povo Polonês. A viagem e a passada pela cidade foram rápidas, conhecemos a casa onde ele viveu com sua família, que hoje é um museu e mantém vários de seus pertences pessoais e da época e de quando era Papa. A Igreja da cidade a Igreja de São Pedro que foi construída em homenagem ao Papa depois que ele sofreu o atentado. Valeu o passeio rápido para conhecer um pouco mais sobre a história do Papa, dar uma passeada em uma cidadezinha polonesa diferente (tem apenas 20mil habitantes a cidade) treinar um pouco o nosso Polonês precário hehehehe e aproveitar melhor o domingão!

Pedrão comprando lembranças da cidade para a família!

Jardim nos fundos da Igreja de São Pedro.

Eu, o Papa e a multidão.

Essa ele deve ter usado em uma das vezes que veio ao Brasil, tive que tirar foto!

Mais fotos da visita a Wadowice - CLIQUE AQUI!

----------------------------------
Momento Gauchadas:

Festa da Shell: Essa semana era a semana da diversidade cultural. Então durante alguns dias de manhã haviam workshops, onde os estrangeiros que trabalham na empresa apresentavam seu país, falavam sobre as diferenças de morar na Polônia, stands dos países, etc. Parecia um Global Village da AIESEC hehehe. E depois de diversas atrações culturais, uma festinha para reunir todo o pessoal. Sexta-feira a noite, um lugar muito legal, fechado só para os funcionários. Andar de cima estilo pub com vários lugares para sentar e no subsolo mais sofas e uma pista de dança.
Eis que acabou nosso expediente como sempre às 23hrs e partimos pra festa que já havia começa às 21hrs. Na entrada o cara já ganhava 2 tickets pra trocar por cerveja (copão de 0,5litro). Maravilhaaa! Duas cervejas! Mais eis que nossa cerveja está acabando e anunciam o tal de Videoke. Na hora nem demos muita bola, mas quando o primeiro grupo acabou de cantar e a guria do RH, que tava organizando a festa falou: Valeuuu!!! Agora vocês recebem um ticket cada um. Ooooopaaaa, como diria o portuga Filipe. Agora ta ficando interessante o negócio. Nos candidatamos pra cantar, eu e mais uns parceiros do trabalho.

Como não dava para escolher a música, tinha que cantar a primeira que aparecesse. Que beleeeza, para nossa "sorte" cai - Britney Spears - Humanizer (clique na musica para ver o vídeo oficial hahhaha). Que fiasco, não conseguimos cantar quase nada, era um mais perdido que o outro, mas no fim, valeu. Ganhamos um ticket de cerveja cada um. \o/

E lá pelas tantas, passa a guria do videoke com o resto dos tickets distribuindo pra galera, o pedrão deu de mão em uns 30 e eu em mais uns 20. Ae o trago foi forte! Depois tava lá negociando no bar ticket por shot de vodka, "pagando" bebida e no fim, resolvi voltar pra casa sozinho. Não achei mais ninguém dos parceiros na festa, fui embora. O pior que o lugar onde era a festa é numa rua que semper vo final de seman aquando a gente sai, mas com umas cervejas a mais resolvi fazer um caminho diferente pra casa. Ãhhh burro!! Andava eu dia claro já, por umas ruas em construção que nem sabia onde andava, quando vejo um trem elétrico que passa na minha casa. É tu mesmo!! Entrei e como se fosse mágica (ou alcool) acordei na parada de casa, exatamente com a porta do trem abrindo! "Opa é aqui mesmo que eu desço!"

Chego em casa, cadê a chave de casa!! Pooouuuta merda, devo ter perdido pela festa, nem notei, ainda bem que o Vini tava por casa, senão ia ter que durmir no corredor do prédio haeuhaeue. Vlw Vini!!

---------------------------------

A primeira multa a gente nunca esquece: E numa outra noite destas estava eu e Luis voltando de alguma festa ao sábado a noite (acho que era a festa do TRAM). Pegamos o ônibus da madrugada para casa e junto tavam as gurias aqui da AIESEC de Krakow. Ia la a gente conversando e eis que entra o Fiscal (ou como se diz em Portugal: O Pica. Resolvi perguntar pq chamam de pica? "Ah pq lá em Portugal ele pica os bilhetes quando conferem". Ahmmm bom!). Então, o Pica entrou (na verdade 2 homens e 1 tiazinha). E eu e Luis tranquilões, temos nosso cartão do passe mensal, só apresentar pro cara e... Pi Pi Pi. Opaaaaa! "Ta vencido o cartão de vocês!" Diz o pica, em bom Polônes (traução simultânea da Natália, da AIESEC, hehehe).

Como assim vencido? Meu cartão vale até dia 1/05!!! Eis que era virada de noite do dia 1º de Maio para 2/05. Por 4horas nossos cartões estavam vencidos. E o cara não deixou, não teve choro, vencido é vencido e ponto. Se tivesse só eu e o Luis nós ia bater o pé até o final! Mas as gurias diziam, "não, não, tem que pagar!". Ae nós falamos: ohhh não temos dinheiro! Não tem como pagar (a multa é 70 Zloty para cada, aproximadamente R$ 50,00 reais pra cada 1). Ae uma das gurias, mas eu tenho cartão aqui, pago pra vocês. Nãããão! Bom agora já era. Morremos com a multa mesmo. Os "picas" carregam até máquina de cartão de crédito nas abordagens. Eles entram a paisana no ônibus, e do nada puxam suas máquinas de uma mochila e começam: "Billety, Billety!". Dessa vez não teve escapatória! E a gente tava na tranquilidade, achando que o passe tava valendo ainda. Saiu cara a noite.

71,35 zloty. Essa eu tinha que guardar! Volta comigo pro Brasil

Di cossstassss! assinatura "caprichada" ao lado. Sublinhado, em bom Polonês "falta de bilhete válido"

Depois dessas tinha que ir mesmo fazer uma viagem mais religiosa, visitar a cidade do Papa, hehehe!

Final de semana que vem (29, 30 e 31 de maio) - Ruuuumo a Alemanha (Dusseldorf e Bonn).
No próximo final de semana (4, 5 e 6 de junho) Boooora pra Noruega (Oslo).

Depois, nem sei onde serã as próximas gauchadas!




2 comentários:

  1. Comentário 1: eu daria um dente da frente pra ver vocês cantando Womanizer, hahahaha!!! Dançaram de modo obsceno como a Britinêy também?? hehehe...

    Comentário 2: um dia tu me acorda gritando com os gols do Inter...no outro, porque perdeu a chave! FÔNIX!!!! Da próxima vez, vou te multar, que nem o carinha do ônibus, hehehe... =P

    ResponderExcluir
  2. Na real ele foi o primeiro papa não-italiano desde 1500 e pouco.

    ResponderExcluir