sábado, 19 de junho de 2010

Oslo, técnicas de sobrevivencia "low cost travel"

Veja lá, você tá num dia normal de trabalho e um colega seu grita o seguinte: "Galera, passagem para Oslo - Noruega a R$ 50,00 reais (ida e volta), quem fecha?" Boooora. Imagina só, por R$ 50,00 reais eu to acostumado a fazer Santa Maria - Porto Alegre. E de ônibus!! Imagina pelo mesmo preço ir para a Noruega... entrei certo na viagem. Fechamos nessa gauchada eu, Gabriel (SP), Pedro (RJ), Filipe (o portuga mais loco de todos os tempos) e o Krystian (polaco). Como a gente compro com bastante antecedência, fomos enrolaaando pra organizar a viagem. Eis que aviagem tava se aproximando e surge a informação chave: Oslo é a cidade mais cara do Ocidente (depois de Tóquio, vem Oslo). Bah, barato mesmo vai sair só a passagem pelo visto, vamo se gastar lá! Errado pequeno gafanhoto. A cada viagem estamos desenvolvendo técnicas de sobrevivência em viagens de baixo custo. Já da quase para escrever um manual:
"Como viajar barato pela Europa, mas barato mesmo! Técnicas de sobrevivência para economizar e ainda dar risada"

Quando eu digo que é caro em Oslo, digo caro mesmo! Para ter uma noção.

01 Pizza + 3 coca 500 ml, num buteco de esquina - +- R$ 65,00 reais

Cheesburgue do McDonalds (duplo) +- R$ 20,00 reais (aqui na Polônia deve custar uns 5 reais).

Sem contar por exemplo uma cerveja na balada: uns 20,00 reais um copo de 350ml. Estariamos falidos!

Então o Filipe, o portuga mentor da viagem e mão de vaca profissional, segundo o Gabriel, teve a brilhante idéia! Vamos despachar uma mala extra pela Ryanair cheia de comida + bebida. Compramos tudo aqui e pagamos a taxa da mala, rachamos entre os 5 e vai sair mais do que barato! Perfeito. Cada um gastou uns 70 reais (o que seriam 3,5 cervejas numa festa lá) e levamos comida para todo o final de semana e umas 7 garrafas de vodka. Mas é claro que as gauchadas sempre surgem nessas situações. Compramos todos os "suprimentos" do final de semana: massa para janta de sexta e tb pra variar, massa para a janta de sábado, sanduiche e mais sanduiche para sustentar o dia e claro as vodkas. A mala só podia ter 15 Kgs, como não achamos balança nas farmácias do shopping, fomos a uma loja de eletrônicos, sessão de balanças para pesar a dita mala. Que cena! Era nós tirando pão, massa, linguiça calabresa pela loja pra fechar os 15 Kgs. E ainda chegando no aeroporto, tinha passado 1 Kg. Ae a operação seguiu, cada um colocou 1 caixa de molho de tomate na bagagem de mão e começamos a rezar na entrada da sala de embarque para que não jogassem fora os molhos de tomate (4 caixas), mas passou. sem problemas pelo raio-x. Incrível as vezes complicam com um desodorante na bagagem de mão, meio litro de massa de tomate passa! Fico imaginando a cena se tivessem mandado abrir nossas malas e la iam estar 4 caixas de molho de tomate. Como explicar uma situação dessas? "O mercado de massa de tomate está aquecido na Noruega, então né... veja bem!" Ainda bem que passou, todo mundo feliz com seu molho de tomate na mala, alguns pacotes de massa e rumo a Oslo!

O outro ponto da contenção de custos era conseguir um lugar para ficar lá em Oslo. O Filipe tinha uma amiga norueguesa lá que garantia o lugar para 2 e por sorte descobrimos um brasileiro fazendo intercâmbio pela AIESEC lá. Carioca tb, Pedrão fez o contato e conseguimos lugar para os outros 3. Hospedagem na parceria, grátis para todos. Aeee \o/

Chegamos em Oslo eram umas 22hrs da noite, ou melhor, 22hrs da tarde. Verão em Oslo e a noite chega de verdade pelas 23:30hrs. Que beleeeza. E não é só isso, começa a amanhecer pelas 3hrs da manhã, uma loucura.

Para não falar que to mentindo, comprovamos através de vídeos.

22hrs da "noite"

3:17hrs da "manhã"

Além disso as festas em Oslo acabam exatamente, pontualmente, às 3hrs. É proibido vender bebida alcoolica depois desse horário então a musica para e o povo é convidado a se retirar. Como chegamos tarde, fomos fazer a nossa janta ainda, fomos sair 1:30hrs da manhã e a festa acabava 3hrs.

No outro dia de manhã o Patrick que nos hospedou saiu junto e nos mostrou a cidade. Conhecemos os principais pontos da cidade e realmente até agora foi uma das cidades que achei mais legal de conhecer. Mesmo sendo uma capital não é uma cidade tão grande, tudo está ao alcance fácil, tem opções para todos os gostos, é uma cidade moderna e com muitos parques e locais para o pessoal aproveitar. No verão dá para aproveitar uma praia, os parques (nunca pensei que iria na praia na Noruega hahaha) e no inverno existem muitas opções também, pistas de esquis pertinho e etc.

Alguns dos lugares que visitamos em Oslo:

- Vigelandsparken
- Royal Palace (por fora)
- National Galery (onde tem o quadro "O grito")
- City Hall

Royal Palace

Opera House

Vigelandsparken

No sábado depois de visitar vários lugares, comermos nossos sanduiches a beira mar (ooo blza!) fomos para uma ilha conhecer uma praia que o pessoal lá frequenta. Como haviamos comprado um ticket 24hrs de transporte ele dava direito a andar em qualquer ônibus, linha de metro, trem elétrico e o mais interessante: nos barcos que levam às ilhas na volta da cidade. Salgado também o preço da passagem. 1 passagem de onibus normal uns 6 reais. Pagamos uns 30 reais por esse ticket de 24 horas, quase o valor que gasto para o passe mensal aqui em Krakow. E então fomos lá pegar uma praia, na Noruega, quem diria. No final do dia todo mundo queimado, o Krystian, polaco, parecia a bandeira da Polônia (metade branco, metade vermelho haeueuahuea).

Roupa realmente adequada para a ir a praia (fiasco)

-------------------------------------

Pedro o GPS humano: óbvio que levando toda aquela vodka, tinhamos que fazer a degustação do produto em terras nórdicas. Lá fomos para um parque a "noite" depois da nossa segunda janta de massa (mesmo molho, casa diferente, cada dia na cada de um host para não abusar né hehehe). Se foram as vodkas e fomos sair em algum outro lugar na noite em Oslo. O Filipe havia prometido que veriamos loiras de 2 metros de altura por todos os lados, mas no fim vimos gente de tudo que é estilo, cor e descendência. A cidade é uma mistura, muitos imigrantes e claro que no meio surgem as loiras norueguesas! Chegamos a balada e lá pelas tantas eu, Pedro e Krystian resolvemos ir embora. Gabriel e Filipe resolveram ficar. E toda vez para voltar para casa, quando se tem Pedro, o GPS humano, é a mesma aventura. Ele tem sempre insights e visões de uma nova rota para chegar em casa. "Vem comigo que eu sei onde é o caminho, a gente vai por aqui cortamos caminho ali, não tem erro!" Aaaaah tá!

Deu 10 minutos, ele desistiu. Eu e o Krystian assumimos o mapa e conseguimos chegar em casa sem a ajuda do nosso amigo GPS hehehehe.

--------------------------------

Final da viagem, acabou sendo uma das viagens mais baratas que fiz aqui até agora, na cidade mais cara que poderia visitar por estas bandas! Valeu muito a pena conhecer Oslo, recomendo. O povo é muito educado e sempre disposto a ajudar, praticamente todo mundo fala inglês então deu para se virar tranquilo. É muito interessante de ver que o pessoal aproveita muito os parques e os espaços abertos da cidade. Como o inverno é rigoroso por aqui é só o sol e o calor chegarem que todo mundo quer aproveitar o máximo possível antes que a neve venha e tome conta de tudo. E pra completar viajar com a parceria dessa gurizada deixa sempre as viagens cheias de histórias para contar e dar risada e claro, as gauchadas seguem por estas bandas. Próximo destino - Praga, República Tcheca.

Álbum com as fotos de Oslo, CLIQUE AQUI!