terça-feira, 3 de agosto de 2010

Viagem de férias: 5 países, 10 cidades! (Parte 1)

Pois então, depois de uma folga aqui no blog estou de volta com muita coisa para contar. Entre os dias 20 e 28 de julho sai em uma viagem de férias, a mais louca possível cheia de histórias e lugares incríveis visitados. Tudo começou quando estavamos planejando um roteiro de férias a uns 2 meses atrás e meu colega da Shell, Gabriel falou: Vão com a gente o meu amigo Papa que ta vindo do Brasil pro "rolê" e também a Sarinha, minha amiga la de Cotia, da Granja (famosa Granja de Cotia) vai ta aí na Europa e fecha certo a viagem com a gente. Maravilha! Fechamos na viagem de férias: Eu, Pedrão, Gabriel , o portuga Filipe, Papa e a Sarinha. Inicialmente nosso roteiro iria incluir destinos mais exóticos como Albânia, maaas por problemas logísticos tivemos que reconsiderar. Explico. Como estavamos em 6 a grande idéia da viagem era fazer todo o roteiro de carro, mas o que a gente não contava é que as empresas de aluguél de carro não cobrem o seguro para rodar em países como a Albânia, tsc tsc, que preconceito! No final montamos um planejamento de viagem mais "conservador" mas que no final acabou abrangendo: Eslováquia (Bratislava), Croácia (Zagreb, Plitvice Lakes, Spli, Makarska e Dubrovnik), Bósnia (Neum), Montenegro (Kotor e Budva) e por fim Hungria (Budapeste). 5 países e 10 cidades visitadas em 8 dias.

1º Bratislava - Eslováquia: saimos de Krakow na madruga para chegar em nosso primeiro destino de manhã, Bratislava, onde iriamos encontrar o Pedrão (que já tinha saido uns dias antes de férias para ir para Budapestes e uns lagos lá na Hungria). Viagem de ida tranquila, conseguimso emprestado com o Legrand (que trabalha com a gente na Shell) o GPS dele, senão teriamos que depender do senso de direção do pedrão (o GPS humano) e de Filipe, que segundo ele tem ainda em seus genes o senso de direção de seus antepassados navegadores portugueses... ainda bem que conseguimos o GPS.

Chegamos na cidade e fomos conhecer logo a cidade, afinal tinhamos pouco tempo, nosso próximo destino era Zagreb, Croácia e deveriamos chegar lá a noitinha. Mas Bratislava é uma cidade pequena e é possível visitar os principais pontos turísticos da cidade em um dia, ou melhor em uma tarde mesmo. Foi o que fizemos. Claro que sempre sobre tempo para aprontar alguma e começamos bem a viagem.

Operação pega turista bobo
. Tudo que é lugar que visitamos sempre tem aqueles grupos de turistas loucos por algum acontecimento diferente enquanto fazem sua visita à cidade, munidos de seu guia que normalmente usa um guarda-chuva para ir mostrando o caminho. Sempre tem! (normalmente um guarda-chuva cor-de-rosa ou mais espalhafatoso possível para servir de fácil localização para o grupo).
Então, na praça central de Bratislava tem um poço, coberto com uma proteção de vidro, quem olha aquilo pensa que não tem sentido algum, e realmente nós não achamos sentido algum. Então resolvemos criar algum acontecimento no poço que só tinha pedras no fundo, nada mais.

Desde a viagem de Oslo, Noruega estavamos intrigados com a palavra "Fempth" (Lê-se Fempiti, a qual criei uma forma de escrita que nem sei se é assim, enfim). Palavra repetida várias e várias vezes por uma vendedora de rua, video o VÍDEO, desde então virou sinônimo de qualquer coisa pra gente, apontamos e falamos: OHHH FEMPTH!
E foi o que aconteceu com o tal poço, ficamos na volta do poço e começamos a gritar: Fempht! Fempth! E apontando para dentro do poço, e olhando para o fundo, altamente concentrados, como se houvesse uma erupção vulcânica dentro do poço, hehehehe. Em 10 segundos já tinha uns 15-20 turistas na volta do poço, tentando ver alguma coisa, intrigados com o tal Fempth! Olhavam, olhavam e não viam nada. Uns logo desistiam, outros permaneciam na volta, rosto colado no vidro tentando ver o Fempth. Uma espanhola finalmente perguntou: "Que és un Fempth!?" Pedro, um grande estudioso do Fempth (hahahah) responde: "És como una... una... serpiente!!!" Óóóóó una serpiente, una serpiente, exclamou a espanhola. Filipe complementa: "Si! Entre la primera e la segunda roca!!" Não viram nada e a gente deu muita risada :D

Veja os vídeos da operação Fempth:





Valeu a visita na cidade, conseguimos visitar os principais lugares, comprar uns souveniers, dar boas risadas e seguimos para Zagreb!



Mais fotos de Bratislava, clique AQUI.


2º Zagreb - Croácia: Viajando de carro o cara se depara com alguns fatos interessantes. Atravessar um país aqui na Europa é quase como cruzar um estado no Brasil, vai indo indo, quando vê já está na fronteira com outro país. Ou as vezes tu nem nota que já passou de um país para o outro. Estávamos saindo da Eslováquia, rumando para Croácia só que antes tinhamos que passar por toda a Áustria e um pedaço da Eslovênia, então em um momento estávamos comprando uma água em um posto de combustível na Eslováquia, arrancando um pouco do nosso polones (que é parecido em algumas palavras com o eslovaco) e 15 minutos depois paramos para abastecer em um posto e eis que a lingua já era o alemão! Ixi, mimica, inglês e pagamento em euro ainda hehehehe!

Depois de várias horas de viagem chegamos a noitinha em Zagreb, capital da Croácia e então começou a operação em busca de um lugar para dormir. Sim, pq no nosso estilo de viagem de férias o que menos valia era planejamento. Roteiro de viagem era só para ter uma noção de onde iriamos e lugar para dormir achamos que seria mais divertido não marcar em lugar nenhum. A gente da um jeitinho em cada lugar, tinhamos um carro com 7 lugares e 2 barracas, sem problemas. Mas, chegando em Zagreb, começamos a procurar um hostel para ficar, anda daqui, dali, tudo lotado e nesse meio tempo a gente ia aproveitando para conhecer a cidade e tirar fotos. Até que finalmente o primeiro hostel que haviamos abordado tinha vagado 6 lugares, perfeito! Descarregamos as tralhas todas, banho, concentra no quarto (viemos da Polônia, terra da vodka boa, tinha que levar na viagem umas garrafas né!) e balada!!

Confesso que a balada em Zagreb, terça-feira a noite tava fraca. O pessoal fala que nessa época de férias as melhores festas migram para o litoral, junto com as pessoas hehehe. Mas não somos de desistir fácil e fazemos nossa própria diversão. Vide video e fotos abaixo:

O título deste vídeo já diz tudo: Ovelha dando show na balada (hauehauehuea). Dança muito esse "mininu". A gurizada me filmando de um monitor que mostrava a pista de dança, hahaha.



A internacionamente famosa: Dança do bracinhus (todos os integrantes da viagem na coreografia e eu não sei quem tava filmando com a minha câmera)



Montinho na saída da balada!

Para quebrar o clima, hehehe, uma foto do centro de Zagreb.

Mais fotos de Zagreb, clique AQUI.


3º Plitvice Lakes - Croácia: acordamos no outro dia cedo e rumamos para os famosos lagos da Croácia. Ficam pertinho de Zagreb, um dos motivos de termos feito essa parada estratégica na cidade, hehehe.
Um dos lugares mais bonitos que já vi na vida! Uma reserva natural cheia de trilhas e a possibilidade de fazer a travessia em alguns pontos de barco. escolhemos a trilha mais longa (de 4 a 6 horas de duração) e certamente valeu a pena, parece que colocaram corante azul na água dos lagos, algo de ficar o dia inteiro só olhando. Um passeio que vale fazer uma vez na vida e que infelizmente não dá para dar um mergulho nos lagos, até indagamos na entrada um dos guias, com bom humor, qual era a multa se alguém, digamos, sem querer caísse na água... ele sorriu e falou um valor salgado em kunas (moeda croata). Até tentamos negociar, ver se tinha desconto para estudante, para casos em que um grupo caisse por acidente, todos juntos na água. Sem desconto.

Mas, nunca estamos livres de acidente em situações como essas né? Acidentalmente, o Pedrão foi empurrado de uma das trilhas no lago! Foi uma situação inesperada, este tipo de coisa acontece, o coitado tava lá, sem tênis, sem camiseta admirando o lago (alguns até poderiam dizer que ele estava pronto para tomar banho, mas não!!) Foi empurrado pelo portuga Filipe!! Tenho vídeo inclusive para provar!!! (por acaso também estava filmando na hora, hahhahaha)



Olha só o azul da água, sensacional:





Mais fotos dos Lagos, clique AQUI.

4º Split - Croácia: Dos lagos partimos para o próximo destino, Split. Chegamos na cidade a noite e mais uma vez a operação, onde vamos durmir? Eis que depois de muito pensar e procurar, lembramos de uma dica de uma amiga Croata que conhecemos la em Praga: Nas praias é normal no centro da cidade terem vários velinhos alugando quartos para turistas. Será? E diz ela que até te puxam pelo braço: "quer um quarto!?" Nááá, não pode ser. Dito e feito, andando de carro pelo centro, várias velinhas sentadas nos bancos com placas de "aluga-se quarto" em punho. Negociamos com uma, difícil de negociar a tia, mas saiu: por um bom preço, quarto para 3 com direito a banho para os 6 heheheh. Três durmiram no quarto e 3 no carro, mas o banho a gente garantiu para todos. O quarto era um caco, calor de matar, ainda bem que durmi no carro ahehaeuhauhea.

Nossa impressão da praia da cidade não foi das melhores enquanto estivemos lá de noite, então na balada a noite perguntamos para locais e descobrimos que o melhor era rumar para Makarska, então só acabamos conhecendo mesmo a cidade de Split a noite, as suas baladinhas e no pós festa, enquanto eu e Filipe esperavamos na fila para comprar um fast food, conhecemos nosso amigo croata de nome, digamos assim, com duplo sentido. Apresento a vocês nosso amigo Tomo: (sim o nome dele é Tomo, com potencial para gerar diversas piadinhas e trocadilhos)




Café da manhã no estacionamento do mercado em Split :D

Foto na frente da nossa "casa" em Split (aquecimento pra balada)

Mais fotos de Split, clique AQUI!

Bom para o post não ficar muito extenso, dividi a viagem em duas partes. Esse fica por aqui. Não perca no próximo capítulo: Makarska e Dubrovnik (Praias lindas da Croácia), Visita a Bósnia e a Montenegro e passando meu aniversário em Budapeste! Muita coisa ainda para contar!! Abraaaço ainda essa semana conto o resto ;)

2 comentários:

  1. HASUashuashuashu

    Sensacional!
    Bravo!

    Ri demais lendo e vendo os vídeos.

    Baun demais!

    Abraço ai tribicha.

    ResponderExcluir
  2. Se quiser aprender os números em norueguês, eis aqui um joguinho fácil: http://www.digitaldialects.com/Norwegian/numbers_3I.htm

    ResponderExcluir