domingo, 8 de agosto de 2010

Viagem de férias: 5 países, 10 cidades! (Parte 2, final)

E vamos então para a segunda parte da jornada de férias. Como havia falado por último estavamos em Split, Croácia e conversando com locais resolvemos conhecer a tal praia de Makarska (que internamente só chamavamos de Madagascar hehehe).

5º Makarska - Croácia: Saimos de manhã cedo de Split e chegamos em Makarska, deixamos nosso carro no estacionamento perto do mar e lá fomos entrar no mar pela primeira vez na viagem de férias. Chegando na "areia" não tinha areia e sim umas pedrinhas, todas as praias que pegamos na viagem eram de pedra. O cara vem caminhando até o mar com as pedra pegando nos pés, uma coisa é boa, não sai da praia com os pés tudo cheio de areia, mas sai doendo de pisar naquele monte de pedrinha. Como estavamos lá para relaxar compramos umas bóias, aquelas camas pra ficar deitão no mar (sem ondas) de Makarska, ôôô beleza, vida difícil. Depois de um bom banho de mar a fome apertou. E claro, estávamos prevenidos, levamos meu mini grill no carro e em Split compramos o "churrasco" (Salsichão e hamburguer para comer com pão). Mas ia pegar mal fazer um grill na beira-mar com um monte de gente lá, e aquela fumaça toda. Fomos procurar um lugar e achamos perto da praia, num terreno vazio, cheio de árvores e sombra boa. Começamos a fazer o fogo no grill e salta do restaurante do lado um tiozinho gritando umas coisas em croata. Mas deu pra entender que ele não tava nada contente com a fumaça e a única palavra que entendemos foi Polícia! Opa!!! Falei pro Gabriel ir correndo comprar uma garrafa d'agua e apagamos nosso fogo do grill que tava só começando :( Ficamos por ali um pouco ainda e logo passou uns guardinhas e falaram: Vocês tão loucos de fazer fogo aqui? Não pode! Querem ir presos? Mas o fogo já tava apagado hehehe, mas e agora o que iamos fazer com todo o nosso churrasco que nem haviamos começado a assar? Para isso temos o portuga Filipe na equipe de viagem. Foi perguntando de quiosque em quiosque quem podia fazer na chapa nossos hamburgueres, até que uma boa alma aceitou. Lá fomos nós, conseguimos dar um jeito e "assar" nosso "churrasco".

Como sempre não tinhamos reservado nenhum lugar para durmir e surgiu a idéia de ficar num camping ali perto. Como nosso estilo é low cost por opção, pela aventura achamos muito caro ficar no camping por 5 euros por pessoa! A estratégia era deixar o carro no estacionamento que estavamos, uns durmir no carro e outros pela volta nos sacos de durmir, afinal tava calor, a gente ia voltar de festa já meio bebados (e alguns por completo) então o negócio era durmir ali, por 5 euros não por pessoa mas pra todos! Mas e banho pra sair de noite? Tamo na praia, cheia de ducha na beira-mar, só juntar o shampoo, sabonete e toalha e ir tomar um banho a beira do mar e com a lua cheia ainda, que maravilha!! E um monte de gente passando na por ali de noite e nós se ensaboando e dando risada hehehe.

Baladinha da noite ficou por conta de um lugar chamado Deep. Uma balada na beira do mar, dentro de uma caverna, na volta da caverna e até dentro d'água, que lugar loco!! Muito show. Na volta as cenas engraçadas:
- Eu me perdi de todo mundo na festa, procurei, procurei e não achei ninguém. Pensei: "Já foram tudo embora e me deixaram pra trás, sacanas!" Fui embora pro "carro-casa", cheguei la, ninguem tinha voltado ainda, como era longe, não ia voltar. Me escorei no parachoque e durmi ali até quem tivesse a chave do carro chegasse e tomasse um susto comigo ali durmindo no breu.

- Por último o Gabriel voltando pro carro, sozinho, vagando por Makarska e durmindo em pé. Diz ele que quando via "acordava" e tava caminhando hahahaha. Até que uma hora ele vinha caminhando/durmindo e bateu de cabeça com uma mulher, assustado olhou pra mulher e meio perdido diz: "sorry... sleeping!" Imagina a cena, alguém dizer uma coisa dessas. Fora o marido da mulher xingando o Gabriel e ele todo perdido, saindo de fininho.



Balada na Caverna - Makarska:



Nosso Carro que era praticamente uma casa.

Banho a beira-mar.


Fim de tarde em Makarska.


Mais fotos de Makarska - AQUI!!

6º Neum - Bósnia: Partindo de Makarska rumo a Dubrovnik no sul da Croácia. Porém para chegar lá de carro tem que passar pela Bósnia, uns 20 minutos por um apontinha do país que divide partes da Croácia. Seria um dos nossos destinos, mas quando alugamos o carro e não tinha cobertura do seguro na Bósnia abortamos a missão. Agora estavamos noa Bósnia e qualquer problema que desse com o carro, era por nossa conta, sem seguro. Vamos passar direto o quanto antes né? Errado. Passando ali, olhando aquele mar, praia da Bósnia, quando iriamos passar por isso de novo? Azar! Estacionamos o carro e fomos tomar um banho de mar na Bósnia, na praia de Neum.

Mini Hang-loose na Bósnia também!

Mais fotos de Neum - AQUI!!

7º Dubrovnik - Croácia: Finalmente chegamos ao destino final na Croácia depois de passar pela Bósnia, Dubrovnik. Um dos lugares mais bonitos que fomos nessa viagem. Chegamos e já queriamos praia e nos indicaram para ir em Copacabana. Sim, não é o RJ mas tem Copacabana e o Pedrão já tava se sentindo em casa hehehe. Mas uma copacabana bem diferente da brasileira, praia de pedra de novo e bem pequena, valeu pra conhecer mas nem de perto a copacabana brasileira hehehehe. Cansados de aproveitar a praia e da viagem para chegar até Dubrovnik demos uma boa durmida na praia hehehe.

A tardinha tava chegando e precisavamos ver um lugar para ficar e novamente surgem os velinhos que alugam quartos mas desta vez demos uma sorte gigante se comparado com o quartinho que o pessoal dormiu em Split. Na caça pelos velinhos que alugam quartos o Gabriel e o Papa acharam um velinho que diz ter um apartamento pra gente, 2 quartos banheiro, cozinha etc com vista para o mar. Até ver o tal apartamente desconfiamos que fosse tão bom como ele diz, fomos checar e para nossa surpresa um apartamente ANIMAL! Com tudo! De uma noite resolvemos alugar por duas. Tinha uma TV de plasma com umas 32 polegadas, ar condiconado, cozinha completa, internet wireless e uma sacada com vista pro mar realmente, uma BAITA vista. Claro que não custava os 5 euros do estacionamento em Makarska hehehe. Tivemos que desembolsar um pouco mais de dinheiro, mas valeu a pena com certeza. E ainda conseguimos com a dona do apartamento uma van com motorista (sobrinho dela) para visitar Montenegro no dia seguinte, perfeito, pois o seguro não valia em Montenegro também e eis a baita oportunidade de conhecer mais um país e duas cidades.


(detalhe para a massa que saiu no almoço, que diliiicia!!)

Pausa em Dubrovnik, fomos passar o dia em Montenegro:

8º e 9º cidades, Kotor e Budva - Montenegro: Nossa van chegou cedo e lá se fomos para Montenegro, galera durmindo na viagem toda, sono da festa do dia anterior tava pegando e nosso primeiro destino foi Kotor. Chegando la, praia bem pequena, resolvemos subir a tal muralha de São Marcos. Não podia ser mais quente aquele dia para tal feito, que indiada! Mas valeu a vista lá de cima de toda a cidade.


Em Budva passeamos pelo centro e pela praia da cidade e lá pelo meio da tarde fomos procurar um restaurante para almoçar. Conversando na mesa a atendente, uma senhora muito simpática, não se segurou e perguntos, em inglês, se a gente era do Brasil. Confirmamos para ela e perguntamos como ela sabia. Ela disse que reconheceu um pouco o português das novelas do Brasil que ela assiste em Montenegro. Lá em Montenegro ela assistiu o clone e está passando Caminho das Indias e ela assiste sempre, hehehehe.


Em Dubrovnik uma praia chamada Copacabana. Em Budva um restaurante de nome Korkovado.


Mais fotos de Kotor - AQUI!!
Mais fotos de Budva - AQUI!!

De volta a Dubrovnik a noite, descobrimos que ia ter uma festa rave num hotel abandonado, lá fomos. Era num hotel afastado do centro da cidade que pegaram para fazer a tal festa. Era muiot louco de ver gente por tudo que é canto do hotel e DJ tocando de uma varanda no alto, de frente pro mar. Depois da festa de dia já a missão foi voltar pra casa a pé. A Sara perguntando a cada 5 minutos se faltava muito e o Filipe confirmando que mais 5 minutos e a gente ja chegava (sendo que estávamos a tipo 1 hora de caminhada longe do centro hehehe). Mas valeu, deu pra ver toda a cidade antiga no amanhacer e ainda o centro histórico sem ninguém, outra visão do lugar.


Depois de dormirmos e liberarmos o apartamento fomos conhecer mesmo a cidade antes de começar a viagem de volta até Budapeste. Compras de souvenir, muitas fotos e duas cena inusitada.
Nessas cidades turisticas aqui da Europa, volta e meia o cara encontra no caminho uns bebedouros e fontes espalhados onde o pessoal aproveita para encher suas garrafinhas de água ou até mesmo já beber direto da fonte e matar a sede. Mas, em Dubrovnik encontramos um bebedouro pega turista e o Gabriel foi uma das vitima. Veja o vídeo e entenda porque é pega bobo:



Detalhe no vídeo no espanhol de camiseta verde que salta pra poder se posicinar melhor para beber água da fonte. Depois que ele desceu, feliz, matou a sede a gente pergunta: Desculpa, mas qual é o gosto da água ae com pombo? E apontamos pra cima lá da fonte, hehehehe. O amigo dele se matou rindo do cara. Ele saiu meio pensativo...

Segundo fato curioso. Estavamos vagando pelo centro, terminando nossa tuor por Dubrovnik e eis que avistamos: Angélica (sim aquela que vai de taxi!), seu marido Luciano Hulk (do Caldeirão do Hulk é claro) e seus filhos, almoçando em um restaurante. Iamos dar uma de tietes mas como tavam lá em familia, almoçando ia ficar chato, então uma foto com zoom discreta da dona Angélica pra confirmar a presença (tive que fazer que tava tirando uma ftoo do Gabriel e dei um zoom la na Angélica e claro, cortei o Gabriel da foto).




Você sabia que a gravata surgiu na Croácia? Eu também não (lê aí em cima).

Mais fotos de Dubrovnik - AQUI!!

10º Budapeste - Hungria: Destino final antes de voltar para casa. Viajamos durante toda a noite, eis que passei o começo do meu aniversário no carro rumando para Budapeste. Depois de 12 horas de viagem, passando o aniversário no mesmo dia em 3 países diferentes (Croácia, Bósnia e Hungria) chegamos pelas 10hrs da manhã em Budapeste. Dia tava chuvoso mas fomos visitar a cidade mesmo assim, mas antes eu e Filipe tratamos de estacionar o carro em uma rua que não tivesse parquimetro para não ter nenhum problema.Visitamos alguns pontos turisticos e a chuva tava começando a encomodar, fomos para casa a tardinha para começar a tratar de dividir a galera entre os Hosts que tinhamos (unica cidade que tinhamos lugar pra ficar com antecedência, finalmente!) Eu fiquei na casa do Guto, amigo de Porto Alegre que viajou já comigo e Vine para Viena, já ficou aqui em casa em Krakow também quando veio conhecer a cidade e esta em Budapeste fazendo intercâmbio na Nokia. Valeu pelo host Gutão!

Fiquei esperando com o Pedrão o Filipe levar de carro o Gabriel, Papa e Sara para o host deles, uma menina de SP que também trabalha na Nokia e depois filipe ia se encarregar de achar um estacionamento pago para deixar o carro, demorou, demorou, demorou. Até que a figura aparece de volta: "Timee, bloquearam o carro! Tomamos multa, por isso demorei!" Como ele falou rindo e ta sempre contando história eu e o Pedro não acreditamos de inicio, mas eis as fotos para confirmar. Afinal, a rua onde haviamos deixado o carro tinha que pagar parquimetro sim. Depois de muita negociação, não conseguiram escapar da multa, restou tirar foto com o guarda e o fiscal.


Aniversário em Budapeste, fomos pra noite comemorar. Nossa que trago! Todo mundo ficou muito louco na festa, Filipe que ia ficar na casa do Guto comigo, acabou indo pro host do Gabriel com meu celular, no outro dia a gente se perdeu e como não achei ninguém no ponto de encontro, fui visitar o que faltava da cidade sozinho. Foi bom pq consegui ver tudo, ir em todos os lugares e pensar em toda a viagem, no intercâmbio e em todas as coisas que estavam acontecendo e ainda vo passar aqui no tempo que falta deste experiência.


Heroes Square

Parlamento

Mais fotos de Budapeste - AQUI!!

Bom, depois de uma viagem cansativa assim ainda tinha a volta para Krakow. Tinhamos que devolver o carro, dar uma limpada geral nele e ainda ir trabalhar. Foi cansativo mas valeu a pena. Tentei resumir aqui algumas das coisas que passamos nesses dias de viagem, mas certamente tudo daria um livro hehehe. Valeu a viagem, valeu a parceria pessoal! Abraço e até o próximo post! Obrigado a todos que tem acompanhado, aproveitem também e comentem, interajam nos posts.

Abraço, boa noite!

3 comentários:

  1. Ovelha :D MUITO LEGAL as histórias! Aniversário em 3 países..ainda vou fazer isso :) hehe Continua postando que vou acompanhar mais seguido! APROVEITA! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Ae ovelha, massa eu e a Renata ficamos acompanhando aqui as aventuras de vocês, muito boa a descrição das viagens, parece que a gente tá até vendo hehehe

    ahhh faz uns videos aí degustando as cervejas da região hehehe, quero ver como q são as daí hehehe

    feito

    abraço

    Roberto e Renata

    ResponderExcluir
  3. Ovelhaaa :D quero novidades.... beijão

    ResponderExcluir