quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Krakow, Cracóvia, Kraków, Cracolândia! Intercâmbio

Então galera, finalmente consegui parar aqui em Krakow - Polônia para atualizar pela primeira vez esse blog para compartilhar minha experiência de intercâmbio aqui em Krakow, fazendo algumas gauchadas aqui pela Polônia e pela Europa também sempre que possível. E são muitas coisas para contar então vo tentar dar uma resumida nas impressões da primeira semana aqui, sim, hoje faz uma semana que estou realmente aqui em Krakow.

Comecei a saga da viagem saindo de Santa Maria, de nossa grande rodoviária para Porto Alegre onde iria pegar meu voo para São Paulo, de lá para Frankfurt - Alemanha e por último Krakow - Polônia. De Porto Alegre em diante fiz toda a viagem com o Vini que vai trabalhar comigo na Shell em Krakow, então foi bom ter uma parceria durante toda a indiada até Krakow, já que esse negócio de viajar tão longe para mim (e para o Vinícius) era tudo novo. Até Frankurt tudo estava dando certo na viagem, já tava até estranhando a gente não passar por nenhuma dificuldade durante toda a viagem. E eis que ao chegar em Frankfurt o voo havia atrasado, tivemos que pegar nossas malas na esteira, carimbar o passaporte, etc e o tempo fico curto até achar o guiche correto naquele mundão de aeroporto. Quando em fim achamos o lugar o cara começo a fazer o check-in e coisa e tal e pá, aquela cara feia "hmmm, hmmm... Sorry you're to late to take this flight, the gate is really far from here and you won't gonna make it!"

PUUUUTAAA MERDA! Pensei na hora, ae começo a sessão mimica, inglês, corre daqui, fala com fulano dali, com TAM, Lufhtansa, e o diabo a 4 no aeroporto e conseguimos finalmente ser remanejados para o voo seguinte para Krakow das 18hrs (o qu deveriamos ter pego era 16hrs). Ainda bem que deu tudo certo e que a TAM cobriu todo, mas depois de muita conversa, pois eles não tavam querendo bancar o negócio, dizendo que a culpa era nossa, enfim, deu certo :D

Ae o outro negócio agora era saber como ligar para a AIESEC de Krakow e a família no Brasil para dizer que haviamos perdido o voo mas que estava tudo bem e ja estavamos no proximo. Tive que dar um jeito de trocar uns Euro e pegar umas moedas para ligar do telefone público para o Brasil e Polônia. Tudo certo, bagagem despachada, era hora de aproveitar um pouco e dar uma olhada no lado de fora do aeroporto e claro, na NEVE :D (fotos abaixo) .

Fotos acima no Aeroporto de Frankfurt, mais parecido com um labirinto!


Aeeee óia a neveeee (vo enjoar dessa tal de neve aqui na Polônia)


Primeiro mundo até os taxis são Mercedez, ta looooko!

-----------------

Chegando em Krakow, tudo tranquilo a menina da AIESEC foi nos buscar e lá estava também a Helena de Portugal, veio no mesmo voô que nós mas não nos conheciamos até então.

Nos primeiros dias aqui em Krakow ficamos todos em um Hostel bem no centro, na chamada "Main Market Square" - Mama's Hostel!! Quem vier para ca e precisar de um hostel, recomendo muito! E lá se juntou a galera toda intercambistas da AIESEC que vieram para trabalhar na Shell, 6brasileiros e 4 Portugueses! A galera muuuuito loka, parceria pra qquer indiada! Foi muito legal termos ficados estes dias junyos pois deu para conhecer bem o pessoal e criar uma amizade legal entre o grupo já.

Como começariamos a trabalhar só na segunda feira (era quarta-feira quando cheguei), pudemos aproveitar muito tempo para dar umas voltas pela cidade, abrir conta no banco, fazer exames médicos adminissionais que a empresa requisitou e algumas saídas para conhecer a night da cidade. Realmente a cidade é privililegiada em pubs, clubs e coffes. Cerveja barata nos clubs se comparado com o Brasil (um copão aqui de meio litro = 8 ou 9 zlots = R$ 5,00 ou R$ 5,50.

Galera desbravando os cantos da cidade e descobrindo restaurantes como esse acima :D


Getting fun in Krakow!! Garela mutcho lokaaa! Noite de guerra de isopor na balada? (fail)


Trainees da AIESEC que vão trablhar na Shell, ao centro Natalia da @Krakow

Quadro do Mama's Hostel com informações do dia ;)


Cozinha do Hostel e a galera dando uma navegada na internet e o Nuno atirado no sofá.

-----------------------------

As primeiras percepções aqui em Krakow para mim foram as melhores. Realmente é algo incrível fazer um intercâmbio, sair da zona de conforto e encarar diversas situações pelas quais tu jamais encarou, tem que imaginar na hora algo para resolver, se virar, ter resiliencia e conseguir superar as difuldades quando elas apaecem e tentar sempre solucionar os problemas, dificuldades vendo por uma boa perspectiva as coisas. E o pior é que normalmente temos que se virar de algum jeito ou em inglês ou na mímica, pos muitas pessoas aqui, principalmente de mais idade não falam/entendem o inglês. EIIITA lingua dificl de aprender essa, tá loooooko!!! Mas já estou aprendendo algumas coisas e o cara vai se virando, se sentindo um analfabeto novamente depois de tanto tempo hehehe.

Claro que como bons trainees que somos não queremos que o pessoal aqui da AIESEC Krakow passe pelas mesmas dificuldades com a lingua portuguesa, então demos algumas aulas para umas meninas da AIESEC. Ensinando a dizer "hello", " "saúde (brindar)" entre outras. ahueuaeuah depois dessa elas nunca mais pediram para aprender algo em português, acho que descobriram que estávamos sacaneando elas :D


---------------

Outra coisa que chama aqui é o frio que faz, na rua. Que fica bem claro isso, na rua é um friozão de "renguiar cusco", como se diz la no RS, com temparaturas variando dos -20ºC aos 2ºC (foi o dia mais quente que peguei aqui até então).






A cidade é algo que merece vários e vários posts só para falar de todas as coisas bonitas que têm por aqui, as quais não me canço de ver, de sair para caminhar para ver as construções antigas e o centro da cidade, mais adiante entre em mais detalhes.




Bom estou com sono, e não estou conseguindo lembrar de mais coisas para colocar aqui. Essa semana ainda falo sobre a Shell empresa que estou trabalhando, mais sobre a cidade, trainees and so on.
Abraços a todos!!

2 comentários:

  1. ovelhaaaaa que legaaal!

    espero mais notícias mesmo, o CL adora essas coisas haha

    beiijos

    ResponderExcluir
  2. meu me arruma um trabalho ai eu morei 7 anos ai na POLONIA domino o idioma muito bem estou desempregado falo bem o polones mesmo Cleber meu emai e
    expoisa@gmail.com

    ou msn expoisa@hotmail.com
    e tambem sou gaucho de sao leopoldo

    ResponderExcluir