quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Diferenças culturais por todos o lados!

Tô de volta para colocas os assuntos em dia! É incrível a quantidade de diferenças culturais que o cara se depara durante uma experiência de intercâmbio. Vo listar algumas aqui que lembrei e claro que ao longo das demais atualizações sempre aparecerão novas:

Trânsito polaco de "8 a 80": É muito interessante de ver que o pedestre é muito respeitado aqui. Chegou em uma faixa de pedestre ou até mesmo fora da faixa, os motoristas já começam a parar na hora para que o pedestre atravesse. Foi muito engraçado que de início a gente ia atravessar e sempre ficava desconfiado se os cara iam parar realmente, mas agora já deu pra ver que realmente eles respeitam muito o pedestre, mas claro que não dá para sair atravessando as ruas sem olhar para os lados, sempre tem uns apressadinhos (poucos, mas tem). Mas também o cara tem que respeitar as regras, não é sair que nem um louco atravessando tudo que é rua. Diferente do Brasil os pedestres também podem receber multa. Por exemplo, quando o sinal do pedestre da vermelho, se tu atravessar (mesmo que não venha neeeeem um carro por perto) e tiver um guarda por perto, MULTA. Cerca de uns R$ 70 - 80 reais. Então é engraçado de ver as vezes de noite, aquele frio desgraçado e um bando de gente esperando o sinal do pedestre ficar verde para atravessar a rua! Pô nem uma viva alma na rua, nem um carro por perto e aquele bando de gente esperando o sinal ficar verde. Claro que os brasileiros as vezes nessas situações olham para os lados pra ver se não vem carro e também se não vem um guarda, ae é só atravessar a rua :D

Mas o estranho é que eles seguem regras para muitas coisas, mas na hora de estacionar os carros, ta looooooooooooooco! É carro atravessado estacionado, carro meio em cima da calçada e na rua, todo em cima da calçada, etc. E para eles é normal isso, as vezes nem tem lugar para passar na calçada.



Comida polonesa: pra começar, que saudade de um churrasco e de um feijão! Carne de gado aqui é artigo escasso e de luxo, carne de cordeiro então, nem tem :( Ae o negócio dos poloneses é carne de porco e de frango. Tudo que é lugar, só isso. Por exemplo: Lasanha recheada com carne de... porco! É, mas tem uns pratos muito bons com essas carnes, tem que se virar com o que tem. Outra coisa que não pode faltar aqui é repolho, tudo com repolho e as vezes umas saladas doces que é meio brabo de comer. Além disso batata ta sempre no cardápio e sopa, tem sopa de tudo que é tipo, muito boas.

Carne de porco presente!


Repolho sempre!


Opa sopa!

Diferenças até "dentro de casa": dentro de casa quero dizer entre os brasileiros e portugueses. Cmo já mencionei no meu departamento na empresa tem vários brasileiros e portugueses trabalhando comigo. É interessante de ver que mesmo entre a gente existem diferenças culturais tão marcantes quanto a que podemos perceber entre Brasil e Portugal por exemplo. Cada dia de trabalho e uma novidade, uma coisa engraçada que aparece entre o sotaque gaúcho, mineiro, paulista, carioca, etc. O Brasil é um país tão grande que são notáveis as diferenças dentro do próprio país. E o que dizer então entre Brasil e Portugal. Já começa na língua "comum" falada. Tantas palavras diferentes, forma de falar que as vezes é difícil para os brasileiros entenderem os portugas! "Fala em inglês portuga que não entendi nada!" Algumas pérolas da lingua portuguesa de Portugal, ó pá:

- Pastilha elástica: (tradução) - Goma de mascar / chiclete
- Calça de ganga (tradução) - Calça jeans
- Gajo (tradução) - rapaz / cara / guri
- Discoteca (tradução) - balada
- Comboio (tradução) - trem
- Auto carro (tradução) -ônibus

Entre tantos outros!

Gauchadas da semana:

- Na Polônia não tem cobrador no ônibus, só o motorista. Então o cara precisa comprar um ticket dentro do ônibus (ou com o motorista ou alguns tem uma máquina que tu coloca moedas e sai o ticket) ou um cartão mensal que te possibilita andar em uma linha de onibus ou em varias de forma ilimitada dentro de 1 mes, por exemplo. Mas ae entra a questão: preciso pegar o ônibus X + meu cartão não vale para ele + não tem máquina para comprar ticket no ônibus e comprar direto com o motorista é complicado (não fala inglês) + pensamento brasileiro de andar de ônibus sem precisar pagar e se safar = Algumas vezes funciona, outras NÃO!
Então, já haviamos conseguidos se safar em alguns ônibus sem ticket: "ahhh não vai aparecer fiscal!" e realmente não aparecia, já estavamos duvidando da existência dos tais de fiscais. Ae estes dias estavamos indo num shopping longe do centro, não cosneguimos comprar ticket, faltava 1 estação para chegar - BANG. Fiscal aparece pedindo ticket. Baaaah! Tivemos que passar a conversa no fiscal dizendo que achavamos que o cartão mensal podia para aquela linha, o cara não falava ingles, nós não falamos polones, até que o fiscal resolveu nos liberar, não tava evoluidno a conversa INGLÊS-POLONÊS e não precisamos pagar multa dessa vez (R$ 80,00 reais) Ufa! Nunca mais arriscamos andar de ônibus sem ticket :D

Ainda a saga sobre ônibus. Estes dias tava voltando de uma festa eu e a Tássia (mineira) que mora perto da minha casa e pegamos sempre o mesmo bus. Ae madrugada, onibus lá de vez em quando para voltar pra casa após as festas, aquele sooono pegando, sentamos no onibus e durmimos! Ae vem a Tássia e me acorda: "Ovelha, onde que a gente tá? Não conheço esse lugar!" Puuuuta merda!! Fomos parar no final da linha do onibus hahahhaha. Só tava a gente no onibus, no fundão, tuudo escuro e o motorista! Ae tivemos que esperar usn 10 minutos até ele fazer o caminho de volta. Ae foi umas estações e logo ja nos achamos! Tá loco, o cara se virar aqui sem falar Polonês, só na mimica, tentiando daqui, dali, escrevendo na mão e outras técnicas de comunicação heheheh. Preciso aprender essa lingua, difícl, mas pelo menos pra se virar um pouco nesse tipo de situações :D

Bom, por hoje era isso! Final de semana estou indo para Zakopane "a capital do inverno da Polônia!". Estamos indo de bando pra la, brasileiros e portugueses invadindo a cidade como sempre! Vamô tentiar esse tal de esqui! Semana que vem volto com fotos e novas histórias aqui!

Abraço a todos e ótimo final de semana!

3 comentários:

  1. Caramba, que foda não conseguir se comunicar nada nada! Muito bom os posts, continua mandando! abs! Lubianca

    ResponderExcluir
  2. tá na hooooora de atualizar, né? ;]

    beijooos!

    ResponderExcluir
  3. ushiasuhasui tah na hora de atualizar mesmo oveia! ;)

    muito massa as gauchadas HUASIHSIUHSAUI

    saudades seu imprestável ;*

    ResponderExcluir