Como a gente trabalha na Shell seguindo os feriados do Brasil basicamente, tinhamos sexta-feira livre. Aqui na Polônia o feriado deles de páscoa é na segunda-feira, como as atividades da Shell Brasil funcionavam na segunda tinhamos que voltar para trabalhar. E lá se foi a galera viajar, eu, Pedrão, Gabriel e Vini.
Fomos de Wizzair, chegamos em Roma por volta das 8:30hrs da manhã no aeroporto de Roma, o menor que parece até uam rodoviária, muito louco. Pegamos o transfer da Wizzair para a estação central, tomamos um café da manhã por lá, largamos as coisas no Hostel que ficamos, bem pertinho da estação - Alessandro's Downtown e saimos para começar a explorar Roma e o Vaticano. O Gabrial tinha o contato de uma italiana que havia conhecido em SP um tempo atrás e ela passou os 3 dias com a gente mostrando a cidade e saindo a noite também por lá. Ela (Eleonora = Lela) e o namorado (Marco) que moram em Roma nos levaram a diversos lugares muito bons. Vamos relatando no decorrer da história.
Na sexta-feira basicamente visitamos o Vaticano - Museu do Vaticano, é gigante aquele lugar, muita coisa para ver, muito bom!
Depois disso visitamos a praça de São Pedro! Me senti lá no meio da multidão como estive para ser anunciado o nome do novo Papa, hehehe. Era páscoa e Roma tava lotaaado de turistas, então onde a gente ia sempe tinha muita gente também.
Bom não vou ficar contando coisa por coisa que visitamos, pois realmente foi muito lugar que a gente visitou, por isso aqui estão as fotos, que não são poucas de tudo que a gente viu em Roma/Vaticano
Lugares que visitamos:
Praça de São Pedro | Campo Fiori |
Basílica de São Pedro | Campidoglio |
Museu Vaticano/ Vaticano | Monumento a Vittorio Emanuele II |
Castelo Sant'Angelo | Foro Traiano |
Piazza del Popolo | Foro Augusto |
Piazza MignanelliPalazzo Margherita | Palatino |
Piazza Barberini | Colosseo |
Piazza Cologna | Arco de Constantino |
Templo Adriano | Domus Area |
Pantheon | Santa Maria Maggiore |
Piazza Navona | Piazza della Republica |
Chiesa del Gesú | Santa Maria degli Angeli |
Area Sacra |
Agora, o divertido de contar mesmo são as histórias por trás das viagens! As gauchadas feitas na tal de Roma e Vaticano.
Visitando a Basílica de São Pedro:
ir a Roma e não visitar a Basílica é uma vergonha né! Pois claro que tinhamos que ir, sábado de manhã era o dia! Nunca conseguiamos acordar cedo, e sábado também é claro que não! Tomamos um café no hostel, fizemos uns fiambres para comer de almoço e de tarde, pois além do voo ser low cost toda a viagem era hehehehe, ganhar em Zloty na Polônia e gastar em Euro em Roma é complicado, então o que desse para economizar tava valendo! Nisso, no hostel, tinham mais 2 brasileiras que estavam no hostel também indo visitar a Basilica, fomos todos juntos, os 6!
Chegando lá, dia de sol e deviam ter umas 10 mil pessoas na fila, sem brincadeira!!! Puuuta merda!! E agora, vamo ficar aqui o dia todo na fila. Pergunta daqui, dali, tinha gente na fila fazia umas 2:30hrs e ainda faltava pelo menos 1:30hrs para entrar. As meninas resolveram entrar na fila e sobrou nós 4. Ah não, tem que ter um "jeitinho" de entrar sem essa fila toda! Analisa daqui, analisa dali! BANG! Tinha uma fila em "anexo" a fila gigante da basilica que era para pegar entradas para a missa do Papa de domingo, e um guarda liberava as pessoas para irem a meio caminho da basilica buscar o seu ingresso e depois tinham de voltar! É aqui mesmo que a gente vai! Como grupos não podiam entrar juntos, pois poderia acontecer o que fizemos, a seguir (ao invés de buscar os ingressos entrar na Basílica), só 1 pessoa por grupo podia buscar os ingressos. Beleza, fizemos que não nos conheciamos. Foi o Gabriel buscar a entrada dele para a missa de domingo, passou. Depois o Pedrão, depois eu e depois o Vini. E o guarda deixou todos passarem. ae estamos la na fila das entradas para a missa, quando o Vini vinha entrando, uma multidão de pessoas foi liberada para entrar na Basílica e foi só entrar no fluxo e, depois de 5 minutos, estavamos na porta de entrada da Basílica! Mal acreditamos, e ainda com as entradas da missa do Papa!
Fazendo turimo sem muito dinheiro:
viajando com economia alguns cortes são feitos no orçamento, dentre eles os guias turisticos! Os cara tão em qualquer esquina sempre querendo tirar uns euros dos turistas e como somos contra essa prática abusiva, principalmente quando se refere aos nossos bolsos, tinhamos informações valiosas sobre Roma como o nosso grande Guia Pedrão e seu guia Viajando pela Europa! Ele que leu muito o guia durante o voo para Roma (2 páginas e depois durmiu), estava sempre pregando a palavra (momento em que nos reuniamos ao redor da leitura sagrado do guia de viagens). Outra prática muito difundida em nosso grupo era estar sempre perto dos guias de outros grupos durante as explicações. Vale sempre aquela paradinha do lado do guia, aquela cara séria de que está entendo o assunto. Normalmente a gente acaba sendo descoberto logo "Me siga agora só quem é do GRUPO!" e aquele olhar fulminante pra ti! Ok, tem vários outros grupos e guias!
Turista low cost que se preza economiza na comida quando pode. Então na estação central tinha um mercado e faziamos sempre umas compras por la: Ahhh mortadela e queijo de Roma e uma boa baguete! Salvou alguns lanches durante as caminhas e até um ou outro almoço! Mas claro que comemos também as comidas típicas da Itália, uma boa massa, pizza e um vinho italiano.
E dentro da economia, não é que domingo chove? Sem guarda-chuva a opção mais barata era comprar uma capa de chuva! Claaaro, pq não? Ainda mais de um indiano (mais presentes do que os guia turisticos eram os indianos vendando guarda-chuvas e capas de chuva). Chegava a ter 5 um do lado do outro vendendo o mesmo produto, abordando a mesma pessoa que já havia dito NÃO para o primeiro vendedor. Mas então, uma capa de chuva. Compramos: eu, Vini e Gabriel! Que baita negócio, pensamos, mais barato que o guarda-chuva! Só que, para nossa surpresa, abrimos o pacote e a capa de chuva era ROSA!! Que BELEEEJA!! Os 3 de rosa, pareciamos os 3 porquinhos pela cidade! Sempre tinha um gringo rindo da gente ou tirando foto, uma beleza!
Ae como se diz, o que é um peido para quem ta cagado? Vamo dá risada agora! Vide imagens e vídeos abaixo:
Saindo em Roma:
Claro que a gente economiza, mas como que a gente ia ir em Roma sem conhecer um barzinho? uma baladinha? Então com nossos amigões Lela e Marco fomos dar umas voltas por Roma.
Constatações - Os lugares que fomos era 7 homens para cada mulher. Nunca vi tanta gente espaçosa ta looooko! E detalhe, provalvemente pelo alta competição, pra onde tu olhava tinha um cara de sombrancelha feita, barbinha desenhada, cabelo todo ajeitadinho, mas ta loooooko! Na Itália os homens que se produzem todos, mas que viadagem! As mulheres tudo arrumadas meia boca e os cara deviam passar até maquiagem! Sem cabimento!
Mas enfim foi interessante sair pra beber por lá e no domingo a noite, como só haviamos pago o hostel duas noites, tinhamos que dar um jeito de ficar pela rua até tarde, antes de pegar o voo (8:30hrs da manhã de segunda). O jeito foi ir numa festa na beira do mar de Roma (que vergonha até então eu não tinha parado pra pensar que Roma tem praia! SIM!), num lugar muuito legal! A festa foi muito boa! A Lela conhecia um barman do local então conseguimos uns drinks de graça, desconto na entrada, maaas viajar cansa e la pelas tantas na festa achamos uns pufs pelo canto e todo mundo durmiu aheaueheu. Até que o seguranã vio nos acordar, eram umas 5hrs da manhã e então fomos embora! Ae a Lela e o Marco nos deram uma carona até o aeroporto e tivemos que esperar nosso voo às 8:30hrs. Como tinhamos que trabalhar de tarde, o jeito era dar mais uma durmidinha :D
Enfim entra tantos lugares visitados, tantas risadas, brasileiradas e novos amigos que fizemos, certamente ficou a melhor viagem já feita até aqui nessas gauchadas pela Europa! Viajar com essa gurizada de parceria não tem preço! Vou ver se lanço mais umas curiosidades sobre Roma no próximo Post! Abraaço!
meeeeeu que massa!
ResponderExcluirhauhauhaua
os 3 porquinhos... quando eu vi, eu disse nãaaaaaaaoooo
hauhauah