domingo, 7 de fevereiro de 2010

Começando o trabalho!

Mais uma atualização aqui no blog depois de alguns dias sem escrever nada aqui. Até agora tenho tanta coisa para escrever, que daria para colocar um post por dia aqui, mas como o início da experiência tem tido tanta coisa diferente para contar vou tentar agrupar as atualizações por temas para não ficar tanta coisa solta e confusa.

Então, passei pela minha primeira semana de trabalho na empresa onde vim fazer meu intercâmbio em Krakow, Polônia: Shell Shared Service Center. O local onde estou trabalhando tem cerca de 1.200 funcionário aqui na cidade, um prédio de 4 andares e mais um andar inteiro em outro prédio ao lado onde está situada a área de RH do escritório. Aqui em Krakow essa unidade da Shell é uma unidade de Negócios: Finanças (área onde eu vim para trabalhar), Relacionamento com Clientes e Recursos Humanos.

Entrada da empresa


Vista de dentro da empresa


Prédio da Shell

E a primeira semana de trabalho chegou, toda a galera que veio trabalhar na empresa através da AIESEC foi junto para o trabalho no primeiro dia, pois o Business Park onde a Shell está situada é um pouco mais afastado da cidade, não é uma zona residencial, digamos assim. Chegando lá já sabiamos que não seriamos os únicos "portuguese speakers" que iriam começar a trabalhar na nova área, tem mais uns 15 colegas de trabalho que iriam começar naquele dia, ente brasileiros que estavam pelo mundo (Londres, Krakow...) Portugueses, 1 Espanhól e até Poloneses (2) que haviam morado no Brasil e falam português. E durante essa primeira semana passamos a ter basicamente treinamentos gerais sobre a empresa, sobre a área de finanças na Shell de forma de geral, procedimentos de TI (cartão com senha, intranet, etc), burocracia e questões relacionadas a RH e o que mais me chamou a atenção: diversos momentos na agenda semanal voltados para discussões e explicações sobre diferenças culturais, sobre a Polônia, adaptação cultural em outro país, etc.

Na primeira semana por diversos momentos nos sentimos em uma semana de indução (induction) da AIESEC. Falando sobre diversidade cultural, awarness of others, conhecendo os colegas de trabalho, a organização como um todo, assistimos uma apresentação cultural sobre a Polônia, costumes, comidas típicas, como se portam no trabalho, na casa de alguém do país, algumas palavras, etc e tivemos que, em grupos preparar uma apresentação sobre nossos países para os colegas que já trabalham na empresa, dentre eles também os chefes hehehe.
Bom ae tinhamos 2 horas para montar uma apresentação sobre o Brasil, entramos na MyAIESEC.net procura daqui, dali... feito!!! Apresentação sobre o Brasil, ae foi só faze r alguns ajustes e fechamos uma apresentação show sobre o Brasil para a galera ver!!! Parece que gostaram pelo menos :D

Sala de treinamentos


Apresentação sobre o Brasil


Apresentação sobre Portugal

Durante essa primeira deu para ter uma noção muito boa sobre a empresa de forma geral e do que nos espera. A Shell é uma empresa com mais de 100 mil funcionário pelo mundo todo (presente em mais de 190 países) e pelo que deu para notar da um suporte muito forte no que diz respeito ao bem estar e desenvolvimento dos seus funcionários. Hojé é a maior empresa do mundo em receita financeira (de acordo com a Forbes). Estamos dentro de um ambiente profissional de excelêcia, trabalhando dentro de uma infraestrutura de primeiro mundo, suporte de desenvolvimento e acompanhamento de carreira colocando todas as ferramentas de RH que se estuda ao longo da administração ehehhee. E o que chama muito a atenção é como eles valorização a diversidade cultural dentro da organização, afinal estamos em uma empresa global, trabalhando com gente do mundo todo, dentro do nosso prédio temos: portugueses, brasileiros, alemães, suiços, tchecos, poloneses e assim por diante. É uma diversidade gigantesca de experiências de vida (pessoais e profissionais), de linguas, costumes, crenças e por aí vai.

Tudo o que por alguns anos trabalhei dentro da AIESEC: organização global, diversidade cultural, excelência, desenvolvimento dos "membros" (planejamento de carreira, avaliação 360º, competências...) e por aí vai, começo a ver em prática em uma empresa global que vive um ambiente parecido com o da AIESEC e que valoriza muito também a diversidade cultural no ambiente de trabalho e o desenvolvimento de quem faz parte da organização.

Até agora só boas impressões da empresa e do ambiente, tenho certeza que esse um ano de trabalho vai ser excelente, ainda mais com a galera que vai estar trabalhando junto :D

------------------------
Mais constatações sobre a empresa (versão bagual perdido em empresa de primeiro mundo):

- O engraçado é o bando de brasileiros e portugueses estar pela empresa juntos no refeitório, cozinha, sala de jogos e é sempre um monte de gente falando alto, dando risada, parecem que tão num galpão. De longe da pra ver que o pessoal do Brasil ta por perto sempre barulhentos por onde andam. Quando a gente para de falar, é aquele silêncio no ambiente, todo mundo falando baixinho.

Tchê loko, sem explicação trabalhar numa empresa desse porte:
- A empresa oferece dentro do prédio uma academia de graça para os funcionários;
- Tem um refeitório tb no prédio so pro povo da Shell, com um precinho camarada;
- Para entrar no prédio, fazer o elevador funcionar, entrar nas salas e tudo mais tem que ta sempre com o teu crachá de funcionário que tb só com ele tu aciona o teu computador. É uma tecnologia que só vendo;
- Mas e deu vontade de tomar um café? Preparar um chimarrão? Sem problemas! Em cada andar da empresa tem uma cozinha, toda equipada e inclusive com 2 máquinas de café das mais modernas! E olha, é de graça ainda o café! Cappucino, café forte, fraco, café com leite, americano, expresso! Da pra se cansa de tanto experimentar os tipos de café!
- Mas e pra dar uma relaxada? Tem também lugar aqui rapá! cada andar também tem as tal de "relax room". Uma é para descansar, se atirar nas almofadas, das uma sestiada, meditar, só escolher. Outra para jogar sinuca, pebolim, cartas, etc e por aí vai! Tem tanta coisa que tem que cuidar para não deixar o trabalho de lado.
- Deu vontade de depois do trabalho convidar os colegas de trabalho para ir em um cinema, teatro ou outra atividade cultural? Encaminha um pedido para a empresa descrevendo o que tão querendo fazer que a empresa patrocina! Quê maravilha!


É triste nunca ter brincado na neve na infância


Enquanto a gente espera o trem vir depois do trabalho, boneco de neve DONE!

2 comentários:

  1. Maaaaaaaaassa, loko!

    Bem igual a minha empresa aqui em Mumbai, hahahah!

    Só não vai se viciar em café!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiii Ovelha :D
    I really enjoyed reading your blog in Portuguese..
    I wasn't surprised that you had a problem with changing the flight in Frankfurt..There are always problems with the long distance flights..
    I told you Krakkow is TRI-LEGAL :D many bars and pubs and other kind of activities..
    The company looks really cool and developed! Do not become a cafe-addicted person!
    Good luck for learning Polish and enjoy the internacionalism :D
    Beijossssssss from the sunny and hot SM :P

    ResponderExcluir