quarta-feira, 17 de março de 2010

Trabalhando!

Bom, passado um tempo aqui na Polônia já tenho como postar aqui direitnho no blog do que se trata claramente o que eu estarei trabalhando no Shell esse ano. Sim, pq em alguns pontos até para nós que chegamos aqui para trabalhar haviam algumas dúvidas sobre o trabalho que iremos desempenhar na área de finanças. Então vo começar do início. Estou trabalhando aqui na "Shell Shared Service Center" que é, digamos assim, uma unidade da Shell global voltada para negócios da empresa. Então diversos países, de acordo com a estratégia global da companhia, têm migrado algumas áreas onde a shell atua pelo mundo para esses centros (que estão espalhados pelo mundo, atualmente a Shell tem 5 destes centros, contando com Krakow). No caso estou trabalhando na migração da áres de finanças, mais especificamente de Crédito, da Shell Brasil.


O que acontece: estamos recebendo treinamentos durante os meses de fevereiro, março e abril para assumirmos daqui da Polônia a área da Shell Brasil. Então passamos por treinamentos teóricos, vieram 3 gestores da área do Brasil durante uma semana para nos passarem treinamentos e finalmente desde umas 2 semanas atrás fomos dividos em times e agora temos bem claro do que vai se tratar o trabalho de cada um.

Estou alocado no MASP (niguém sabe o que significa essa sigla hehehe) e trabalha basicamente com o seguinte:

1. Codificacao/baixa de títulos (boletos pagos)
2. Consulta/atualização de encargos
3. Reestruturação de crédito dos clientes
4. Análise dos casos pagos em cheque
5. Prorrogacao de títulos por não conformidade
6. Alteracao de condição reestritiva de credito
7. Interrupcao de fluxo
8. Codificaçãoo no sistema SAP em geral
9. Atendimento ao pessoal do CSC (atendimento ao cliente), analistas de credito e clientes em casos especiais.
10. Emissao de relatórios de clientes em pre-pagamento e análises para contabilização.
11. Resolução de "cases" na ferramenta de CRM da empresa relacionada a todo o portfolio de clientes da Shell Brasil em relação a clientes em pré-pagamento, análise e liberação de pedidos, baixa de títulos pagos, etc.

(Apud Tássia Corina, 2010, valeu tassinha :D )

Enfim, a duas semanas estamos em contato direto com as pessoas que fazem esse trabalho atualmente no Brasil. Cada um tem um treinador, a pessoa que ocupa o cargo atualmente. Assistimos diariamente a rotina de trabalho da pessoal (inicialmente) e agora já fazemos a maior parte do trabalho daqui com a supervisão do treinador pela internet (vendo pelo computador exatemente o que estamos fazendo). A partir de Maio vai ser totalmente por nossa conta, então toda a área com os 4 times: MASP, Debt Collection, Cash Allocation e Cash Application vai funcionar aqui de Krakow e no Brasil essa área deixa de existir. Então as pessoas que ocupam estes cargos lá atualmetne vão ser realocadas internamente e alguns vão acabar tendo que perder seus empregos :( Então é muito estranho as vezes estar recebendo treinamento todo o dia, falando o tempo todo com a pessoa que você em pouco tempo vai ocupar o posto daqui da Polônia. Mas a transição de conhecimento tem sido excelente e tudo está indo muito bem.

Quanto o trabalho que descrevi acima que estarei desempenhando apartir de maio por minha conta, estou gostando bastante. É um trabalho que tem pontos com muitos processos mas é uma loucura todo dia, é muita coisa para resolver, muuuitos cases de clientes para resolver todo dia, pedidos para analisar e liberar, relatórios para fazer, momentos de picos durante o trabalho que o time tem que estar se organizando e trabalhando em equipe para conseguirmos resolver tudo dentro do tempo hábil pois temos KPIs para atingir dentro da área. Além disso são diversos procedimentos que tem de estar muito atento para o que se está fazendo, pois sempre estamos lidando com altos valores todos os dias e um descuido pode acabar liberando um pedido de R$ 100.000,00 reais de combustível para um cliente que não efetuou o pagamento, por exemplo, hehehe.
Intervalinho e vendo as notícias do Brasil :)

Todo o time da migração mais os gestores que vieram do Brasil.


Galera empolgada jogando um totó na sala de jogos


Pessoal no trabalho!

-------------------------
Momento Gauchadas na Europa:

Então, fazem umas semanas me mudei aqui pra uma morada nova. Tá morando eu, o Vini (gaúcho tb, de Porto Alegre) e o Luis, portuga, o famoso "Capeta em forma de guri". cada vivente tem seu quarto, muito tranquilo e o apartamento é loco de bueno. Alto nível o negócio. Tche, repara só no video que fiz mostrando as instalações da morada nova, tem até um tal de fogão elétrico que nem sabia direito como fazia pra ligar:

Aqui agora é a central do chimarrão na Cracóvia! Esse final de semana que passou ficou no nosso apartamento hospedado um amigo do Vínicius, o Guto (de Porto Alegre também) que tá fazendo intercâmbio na Nokia em Budapeste. Era a maior concentração de Gaúcho por m² da Cracóvia!

E como momento gaúcho perdido aqui na Polônia: Logo que o vivente chega por essas bandas precisa trocar dinheiro nas tal de casa de câmbio. Aí na Cracóvia tu da um coice numa moite aparece uma tal de "Exchange" pela frente pra fazer o tal de câmbio. E comecei a reparar que tudo que era negócio desses tinha escrito "Exchange", no inglês me viro, e dava para entender que é pra trocar dinheiro, mas, junto tinha escrito em umas quantas "KANTOR". No início eu tava pensando: mas essa tal de Kantor é forte tche! Tudo que é casa de câmbio é da Kantor! Bota fazerem dinheiro.
Ae fui perceber mais tarde que KANTOR é o mesmo que Exchange, mas no Polônes! Fui olhar direito e todas eram KANTOR, ou era monopólio ou então era o mesmo que "Câmbio". Bota perdidoo! Mas para minha felicidade, tava compartilhando esses tempos com o Vini a minha sabedoria sobre a "Rede Kantor de Exchange" e ele também disse que tava achando a mesma coisa. Agora a gente ve uma tal de Kantor e dá risada, "olha ali mais uma filial da rede Kantor!"

---------------------------------------------------

Estou devendo aqui no Blog contar sobre a viagem a Zakopane (onde fui esquiar) e às minas de sal. Então, fica para o próximo post que prometo fazer em poucos dias, enquanto isso fica ai abaixo uns videozinhos desses dois baita lugares que visitei nos ultimos dias aqui:



---------------------------------------



Abraços!


2 comentários:

  1. ai ovelha! todo mundo sabe de MASP é Museu de Artes de São Paulo! tsc tsc HIUSAHUISHUISAHUISAHUISA :x

    tche, tem até banheira nesse ap. de vcs.. maior mordomiiiiiiiiiia! ;D
    tri aconchegante loco! te deu benzáço..

    só fiquei intrigada no tal portuga.. se ele eh o filho do capeta, o que sobra pra ti criatura de deus? MEDO de conhecer esse loco!
    HSUAHAIHSAIHSIA

    bjão ovelháires :**

    ResponderExcluir
  2. Porra mlk, se eu não leio o seu blog eu tb acharia q essa Kantor era a marca que monopolizava as casas de cambio da Polonia, hahahhaha!!!
    Ovelha tb é cultura!!!
    Aeee, sacanagem vcs me dixavarem do chimarrao em, nao é pq eu sou carioca q eu nao curto um Chimaxxx, pelo visto terei que ir para Porto sentar num barzinho na Padre Chagas e pedir um chimax p garçon, pq vcs me chamarem p chimas ta brabo! hahahhahaha
    Abs.

    ResponderExcluir