segunda-feira, 22 de março de 2010

Muita coisa para contar!

Tchê, tenho feito anotação dos tópicos que quero abordar aqui no blog, sempre que lembro de alguma coisa interessante para escrever anoto, para depois lembrar! Mas a lista ta crescendo tanto que resolvi atualizar com mais regularidade o negócio aqui, pq é muita coisa pra contar que se for deixar para lembrarsó na hora de escrever aqui, não sai nada hehehe.

Então, como havia falado no post anterior, ia falar sobre a viagem a Zakopane (já faz um tempão e fui deixando pra trás...) e a visita à mina de sal, essa vou deixar para a próxima atualização!

Zakopane - A Capital do inverno da Polônia!

Que baita cidade! Claro que a idéia básica de ir para lá era... ESQUIAR!!! Ae o bando de brasileiro que sequer tinham visto neve na vida (me incluo) foi enloquecido pra lá! Se neve já era algo só visto na TV imagina esquiar! Então o pessoal se organizou para ir pra tal de Zakopane, conseguimos um lugar para ficar muito show, pousadinha, para passar o final de semana, uma noite dormindo la só.

A cidade em si é bem pequena, turistica, o centro cheio de lojas, souvenires, artesanato, restaurantes e umas baladas! O negócio mesmo é ir pra lá e subir alguma montanha para esquiar ou então fazer snowboard! Dito e feito, primeira coisa que fizemos depois de chegar e almoçar foi subir logo uma montanha, alugar o material de esqui pela tarde toda e aprender a andar no tal de esqui. Uns mais passavam no chão do que em pé, até que consegui me virar bem logo de inicio, mas quando o cara cai com aqueles esquis, bota briga pra levantar hehehe, só tirando dos pés pra se ajeitar de novo, sem condições! Foi uma experiência incrível esquiar pela primeira vez, num lugar com uma vista muito linda na parceria do pessoal todo com muitas risadas e uma tarde bem divertida e cansativa de tanto esquiar, cair e tentar levantar :D

Caravana dos brasileiros e portugas indo para Zakopane aeeeee!


Almoçando um peixe muito bom (ainda não tinha chegado) enquanto isso cerveja polaca.


Achei um sósia na rua!


No centro de Zakopane, vista feeia!

Os grandes esquiadores! (caimos mais que um guri de 7 anos que tava lá esquiando)

Usando o equipamento de esqui de forma indevida!

Depois de esquiar um por do sol "meia boca" em Zakopane!

Mais fotos de Zakopane: clique aqui!

Ae, no segundo dia, deu uma ventania de madrugada, a cidade ficou sem luz até umas 11hrs da manhã e por razões de segurança não era possível subir nas montanhar para esquiar! Que que a gente ia fazer em Zakopane!? Um taxista nos deu a idéia de fazer uma caminhada num parque/reserva da cidade. Ok, vamo la ver esse negócio.

Galera começou a caminhar por aqeual estrada branca, cheia de neve por todo o lado, uma vista muito bonita mas a gente não sabia quanto tempo para chegar ao final e nem o que tinha no final do caminho. Passou uns 20 minutos de caminhada os companheiros foram entregando os pontos pelo caminho até que numa certa altura restaram eu e mais 4. Era questão de honra já, depois de uns 40 minutos de caminhada chegar até o final pra ver o que tinha de tão interessante la que valesse a pena tanto tempo caminhando na neve. E também alem disso, tinha virado questão de honra chegar ao fim depois de ver várias e várias velinhas já fazendo o caminho de volta: "se elas conseguiram chegar e voltar a gente vai te que ir até o fim agora!" Depois de muita caminhada, conversa, fotos pelo caminho e 6 KMs, sim 6 KMs!!!! Depois disso chegamos ao tão esperado e recompensador destino: um casarão de madeira no meio do nada! Puuuta merda!! Andamos tudo isso pra chegar nisso? E paisagem bonita de inverno? Lago congelado? Festa cheia de mulheres nos esperando com muita vodka? Naaaada! Um casarão de madeira que pelo menos tinha um restaurante e vendia alguma coisa para beber. Deve ser lindo de dizer que um dia andei 6 KMs no meio do nada para chegar ao restaurante de madeira no meio do nada em Zakopane a capita do inverno Polonês! Ok ok, só andando 6 kms para chegar lá, é para poucos! Mas o brabo era saber que depois de ter esse "privilégio" tinha que voltar mais 6 Kms a pé!

Então depois de comer, beber alguma coisa e do pedrão inventar de dar uma cagada no banheiro errado ainda, entrou por engano no banheiro feminino e fez o serviço! hahahaha! A gente preocupado que ele tinha sumido, mas onde que esse loco foi se meter, saiu só de camiseta! Será que foi caminhar na neve? Procuramo por tudo! Inclusive no banheiro, mas o masculino! O Problema é que aqui na maioria dos lugares, ao invés de colocar um "homenzinho" e uma "mulherzinha" na porta dos banheiros, os desenhos indicativos são um CIRCULO = banheiro das mulheres. TRIANGULO = banheiro dos homens. Vontade de ir no banheiro + códigos diferentes = indiada em Zakopane! mas no fim deu tudo certo, menos pro vaso do banheiro feminino. Depois a gente só via uma véia apavorada na mesa do lado, gesticulando, rindo e de-lhe contar que saiu do banheiro feminino um homem e etc etc.

Os sobreviventes da caminhada!


No fim do mundo, após 6 Kms de muita neve!

Pelo caminho...

No fim depois que voltamos, o pessoal tava nos esperando em um restaurante, e ao questionarem o que havia no final da estrada que valia tanto a pena, é claaaro que a gente inventou uma baita história né! Que no final tinha um evento de encerramento da Red Bull (já que tava tendo mesmo em algum lugar em Zakopane, que não sabiamos) e que era cheio de bebida grátis, mulhereda, festa e que realmente o pessoal tinha perdido de não ir até o fim. Claro que depois eles escobriram que não tinha nada disso, hehhe. Mas de qualquer jeito, independente do que tinha no final, foi uma baita aventura! valeu cada KM andado, pelo cenário e pela parceria durante a caminhada!

-----------------------------------------------------------
Momento Gauchadas na Europa

Gauchadas no banheiro: Tche a engenharia polonesa as vezes me surpreende. O que me chamou a atenção várias vezes foi um modelo de vaso sanitário muito comum aqui. Preciso da foto antes para explicar:


Então, imagina, o vivente senta ali para fazer o serviço e todo o trabalho se acumula na região central! Sim a parte que não tem água, cai tudo direto na louça! Ae depois do serviço feito, como se diz "puxa a descarga" e vem a agua por trás e como se fosse um tsunami, leva todo os "escombros" para adiante, que acabam caindo naquele buraquinho com agua! Nunca usei uma desse modelo para fazer esse tipo de serviço, o vaso daqui de casa e lá da empresa são dos modelos menos radicais. Mas fico imaginando que arte que deve ser isso aí! Só na Polônia mesmo!

----------------------------------

Um outro negócio complicado aqui foi cortar o cabelo. Passou um tempo, tava uma cabeleira, não tinha mais escapatória, tinha que me aventurar num corte de cabelo. Ae então eu e o Gabriel que também tava na mesma situação fomos procurar um lugar para cortar o cabelo.
Depois de ouvir diversos depoimentos mal sucedidos de pessoas que passaram por experiências traumáticas ao cortar o cabelo aqui na polônia, decidimos ir no mais seguro: Cortar o cabelo no shopping! Ia sair mais caro um pouco mas pelo menos ia terminar melhor! E o pessoal lá normalmente fala um pouco de inglês. Chegando lá, a Denisa que já mora um tempo aqui nos deu uma ajuda inicial, nos ajudo a dizer o que a gente queria e o que não queriamos certamente: corte de cabelo estilo polonês! Todo polaco usao, já usou ou vai usar: passma máquina 1 dos lados e dá uma aparada no meio! Fica "loco de bom"! ehehhe.

Só de o problema é que a Denise nos ajudo nas coordenadas inciais e depois teve que sair! Ae ficou eu e o Gabriel nas mãos daquelas polacas com as mãos nervosas, locas pra fazer um corte polonês na gente! Nunca vi alguém cortar o cabelo tão rápido! Parecia uma linha de produção aquilo! Por sorte tava eu e o Gabriel e a regra era: um dá uma olhada como que ta ficando o cabelo do outro! Se não tivessemos ido em dupla ia dar merda! Quando o negócio tava descambando a gente mandava parar! Caaalma, respira fundo muié, e vai devagar! Te acalma que tu vai fazer cagada! No fim deu tudo certo, mas deu medo aquelas polonesas cortando cabelo feito locas! É brabo o cara não conseguir falar direito o que quer hehehe!
Orientações inciais ! "Olha eu quero que corte assim! Não te passa mulher!"

Denise nos ajudando, Gabriel mostrando todos os defeitos e particularidade para cortar o cabelo dele hehehe

Linha de produção em andamento! "Cuida daí que eu cuido daqui!"


Um abraaaço e por hoje é só, chega de escrever :D

4 comentários:

  1. HAHAHAH esse vaso é treta!! imagina se suja toda a porcelana e depois a água não limpa? TENSO!
    Eu sempre me imaginei nessa situação de cortar cabelo em país estranho, acho que é um dos meus amiores medos... aliás vou dar um input pro pessoal de OGX colocar uma pergunta sobre isso no reviewboard.. é mto choque cultural. E é coisa séria isso, tu ta num país estranho e cortam teu cabelo e tu fica te sentindo um coió. Cai direto na curva do choque cultural! UHAHUUAH
    poste mais ovelha!!!!!!
    vou pegar tua cor no CRM!!! perdeu playboy!
    uhauhauhauha
    bjosssss oveia

    ResponderExcluir
  2. shiuashiuashishai mas tche.. me divirto nesse blog ;D esse oveia!
    e ai, como ficou as crina chê?!

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Me divirto muito no seu blog Ovelha...

    Depois escreve mais sobre a culinária polaca...
    Huahuaha

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Porra Ovelha, vai ficar explanando as minhas barrigadas polacas ai? hahahhaha

    ResponderExcluir